FMUP
Você está em: Início » Notícias » FMUP estuda forma personalizada de prever evolução da infeção por COVID

Esqueceu-se da senha?

FMUP estuda forma personalizada de prever evolução da infeção por COVID

Solução permitirá distinguir os pacientes que vão apresentar melhor e pior prognóstico

investigação covid

Um grupo de investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) está a estudar a implementação de uma ferramenta baseada em medicina personalizada, rápida e de baixo custo, para prever a evolução da infeção viral por COVID-19 nos pacientes. A ideia é estratificar melhor os doentes, antecipando a sua evolução clínica.

João Tiago Guimarães, investigador da FMUP e líder deste projeto, explica que "a ferramenta será construída na plataforma iLoF (intelligent Lab on Fiber) – uma solução validada, totalmente operacional, baseada em algoritmos fotónicos e inteligência artificial, que permite a deteção e identificação de bio-nanoestruturas em dispersões líquidas (por exemplo, no plasma sanguíneo) para medicina personalizada e de precisão".

A plataforma iLoF, uma tecnologia patenteada desenvolvida pela spin-off de mesmo nome e atualmente incubada no FMUP, permite registar e analisar a "impressão digital ótica" resultante da interação do feixe de luz com determinadas bio-nanoestruturas, como as que se encontram especificamente desreguladas no plasma devido à resposta inflamatória ao SARS-CoV-2.

É com base nesta informação que os investigadores pretendem estratificar melhor os doentes. "Isto tem impacto para a Saúde Pública na medida em que, ao classificar melhor os doentes, podemos definir estratégias terapêuticas mais adequadas. Cada pessoa poderá beneficiar de uma abordagem mais personalizada e ajustada às suas necessidades clínicas", explica o médico e investigador.

Para além da FMUP, integram este estudo o Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), o INESC TEC e a spin-off iLoF.

O projeto, intitulado CAIRUS – COVID-19 Artificial Intelligence-based Risk Unified Stratification tool for clinical management, recebeu um financiamento de cerca de 30 mil euros, no âmbito da RESEARCH4COVID19 – um programa de apoio especial para implementação rápida de soluções inovadoras de resposta à pandemia de COVID-19, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
Copyright 1996-2020 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2020-06-05 às 07:32:09 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais