FMUP
Você está em: Início » Notícias » Presidente da República na FMUP para reunião das Academias Nacionais de Medicina de Portugal e do Brasil

Esqueceu-se da senha?

Marcelo Rebelo de Sousa e Manuel Heitor são presenças confirmadas na sessão marcada para 6 de dezembro

marcelo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai estar presente na Sessão Solene integrada na Reunião das Academias Nacionais de Medicina de Portugal e do Brasil, que se realiza no dia 6 de dezembro, na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP).

Sob o mote "Medicina e Desafios de Futuro nos Países de Língua Portuguesa", a reunião destaca-se por trazer ao Porto individualidades da Medicina e da Saúde de vários países lusófonos, nomeadamente Brasil, Angola, Moçambique e Macau.

Fátima Carneiro, professora da FMUP e presidente da Academia Nacional de Medicina de Portugal, explica que "esta reunião pretende a promoção do conhecimento científico e o desenvolvimento do diálogo entre Academias de Medicina e Académicos do espaço cultural e científico dos Países de Língua Portuguesa, sobre temas de interesse comum e de atualidade inquestionável".

A reunião arranca às 10 horas, com as intervenções dos presidentes das Academias de Medicina de Portugal e do Brasil e do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor. Segue-se uma sessão dedicada ao debate sobre os desafios para os Sistemas de Saúde, tutelada por Arno von Ristow e Maria do Céu Machado.

"As Populações e a Saúde no Século XXI" é o tema da segunda sessão, apontada para as 11h45, que terá ao comando Manuel Sobrinho Simões e Maurício Magalhães Costa. A sessão contará com uma palestra ministrada por Elisabete Weiderpass, presidente da IARC – International Agency for Research on Cancer, que fará um sumário da evidência científica existente no que se refere à prevenção do cancro.

Depois do almoço, segue-se a sessão sobre Medicina e Inovação. Presidida por Marcelo Barcinski e Maria Amélia Ferreira, a sessão vai permitir mapear os mais relevantes desafios no âmbito do ensino e da formação médica.

Às 16 horas, terá início a Sessão Solene que encerra o evento, sob a chancela do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. A acompanhá-lo na mesa estará o diretor da FMUP, Altamiro da Costa Pereira, bem como os presidentes das Academias Nacionais de Medicina de Portugal e do Brasil.

O evento é aberto a toda a comunidade institucional, mediante inscrição obrigatória/gratuita, até 3 de dezembro (lotação limitada).

Consultar programa
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2019-12-14 às 13:09:48 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais