FMUP
Você está em: Início » Notícias » FMUP presta homenagem aos doadores do corpo à ciência

Esqueceu-se da senha?

FMUP presta homenagem aos doadores do corpo à ciência

Cerimónia tem lugar a 13 de novembro, no Cemitério de Agramonte

doadores

É com o intuito de homenagear todos aqueles que entregaram o seu corpo à ciência, que a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), em parceria com a Câmara Municipal do Porto, levam a cabo, no próximo dia 13 de novembro, no Serenarium do Cemitério de Agramonte, a cerimónia "Evocação da Dádiva – Homenagem aos que em vida deram o seu corpo morto".

No seguimento de uma prática que vem sendo habitual nos últimos anos, a Faculdade presta, desta forma, uma sentida homenagem a todos os cidadãos que doaram o seu corpo à Unidade de Anatomia do Departamento de Biomedicina da FMUP.

Passados 20 anos depois de legislada, "a doação cadavérica continua a ser essencial para formar novos médicos e para ajudar os mais velhos a praticar novas técnicas", explica Dulce Madeira, coordenadora da Unidade de Anatomia. "A doação é um ato de generosidade e filantropismo. Contribui, tanto a nível pré como pós-graduado, para formar melhores médicos, com conhecimentos mais sólidos e de maior humanismo e, portanto, mais aptos a tratar dos vivos", recorda a professora da FMUP.

Em 2018, foram 513 as intenções de doação cadavérica que entraram na Faculdade de Medicina, o dobro das registadas em 2017, e o quíntuplo das registadas em 2015. Neste ano, os números deverão aproximar-se dos verificados em 2018.

A cerimónia de homenagem está agendada para as 15h00 e vai contar com as intervenções do diretor da Faculdade, Altamiro da Costa Pereira, do vice-presidente da Câmara Municipal do Porto, Filipe Araújo, do capelão do Serviço Religioso do Centro Hospitalar Universitário de São João, de uma representante dos doadores (Beatriz Clement) e dos estudantes de pré e pós-graduação, respetivamente, Ana Sofia Ramos e Maria de Jesus Dantas. A homenagem terá também a participação musical de estudantes da Faculdade de Medicina da U. Porto.

Recorde-se que a FMUP disponibiliza online um formulário para que as pessoas possam preencher e enviar, manifestando a sua vontade de doar.
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2019-11-19 às 15:10:22 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais