Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
FMUP
Você está em: Início » Notícias » Fundação Grünenthal premeia estudo coordenado pela FMUP
Autenticação




Esqueceu-se da senha?

Notícias

Fundação Grünenthal premeia estudo coordenado pela FMUP

Prémio de Investigação Básica atribuído por uma descoberta sobre a osteoartrose

prémio dor

A Fundação Grünenthal atribuiu a uma equipa de investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) a edição deste ano do Prémio de Investigação Básica, na área da dor, por um trabalho sobre a osteoartrose – uma doença articular de elevada prevalência, que afeta cerca de 10% da população acima dos 55 anos.

"O nosso objetivo era entender a dor associada à osteoartrose e de que forma a ativação das células gliais poderiam contribuir para o desenvolvimento da patologia no joelho.", explica Fani L. Neto, coordenadora da investigação.

O estudo mostrou que essas mesmas células estão ativadas no sistema nervoso e que após a administração de um inibidor dessas células, em animais com a osteoartrose de um joelho, verificou-se uma diminuição da perceção de dor associada.

"Concluímos que a ativação destas células gliais está implicada no desenvolvimento da dor crónica na osteoartrose e que, portanto, a sua inibição representará um potencial terapêutico no alívio da dor para os doentes que apresentem estas mesmas condições", conclui a professora da FMUP.

Avaliado em 7.500 euros, o galardão premiou o trabalho intitulado "Ativação das células gliais num modelo experimental de nocicepção associada à osteoartrose", da autoria de Sara Adães, Lígia Almeida, Catarina S. Potes, Ana Rita Ferreira, José M. Castro-Lopes, Joana Ferreira-Gomes e Fani L. Neto.

Todos os elementos da equipa de investigadores estavam afiliados, no momento de execução do projeto, ao Departamento de Biomedicina e à Unidade de Biologia Experimental da FMUP e ao Grupo de Dor do Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC), no i3S.

Sobre a Fundação Grünenthal

A Fundação Grünenthal é uma entidade sem fins lucrativos, que tem por fim primordial a investigação e a cultura científica na área das ciências médicas, com particular dedicação ao âmbito da dor e respetivo tratamento.

Os Prémios Grünenthal Dor contemplam um valor pecuniário total de 15 mil euros, igualmente distribuídos pelo Prémio de Investigação Básica e pelo Prémio de Investigação Clínica. Criado pela Fundação em 1999, constituem o galardão de mais alto valor anualmente distribuído em Portugal, no âmbito da investigação em dor.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2019-11-19 às 15:18:38 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais