FMUP
Você está em: Início » Notícias » Plataforma inovadora da FMUP vence prémio de tecnologia

Esqueceu-se da senha?

Plataforma inovadora da FMUP vence prémio de tecnologia

Digital Patient venceu os Prémios HINTT na categoria "Value Proposition"

digital patient

Desenvolvido pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), em parceria com o Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), o projeto Digital Patient foi o vencedor dos Prémios HINTT (Health Intelligent Talks & Trends), na categoria “Value Proposition”. O galardão, no valor de 2 mil euros, visa distinguir a “adoção de estratégias focadas na eficiência de cuidados de saúde baseadas nos sistemas de informação e que apoiem a tomada de decisão”.

Iniciado em junho de 2016, o Digital Patient contou com um financiamento de 1,2 milhões de euros através do programa Norte 2020. Recorrendo à inteligência artificial, os investigadores criaram uma plataforma que possibilita o acesso imediato a informações sobre o histórico de cada doente.

Segundo Amândio Sousa, coordenador do projeto, “esta solução vem maximizar o tempo passado a observar o doente e, ao mesmo tempo, potencia a qualidade e a segurança da decisão médica”. Através desta plataforma, e com apenas um clique, o médico terá acesso imediato a um conjunto de informações clínicas sobre o histórico de cada paciente, a partir de determinadas palavras-chave. “Tempo é saúde. Não é só informação que se ganha, é informação que não se perde”, refere o professor da FMUP.

A plataforma encontra-se neste momento a ser testada por cerca de 30 clínicos do CHUSJ, mas o objetivo é alargar a sua utilização ao serviço de urgências e, posteriormente, a todo o hospital.

Os prémios HINTT têm como intuito promover a maturidade digital das instituições de saúde a concurso, assim como startups, destacando o seu contributo na adoção de estratégias eficientes para a garantia de sustentabilidade financeira e foco na visão 360° do doente.

A plataforma foi desenvolvida pela Unidade de Investigação e Desenvolvimento Cardiovascular (UnIC) da FMUP, em parceria com o CHUSJ, e contou com a Priberam como parceira tecnológica.
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2019-11-19 às 15:09:48 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais