FMUP
Você está em: Início » Notícias » Docente da FMUP ganha prémio de investigação na área da alergia a fármacos

Esqueceu-se da senha?

Docente da FMUP ganha prémio de investigação na área da alergia a fármacos

Galardão no valor de 5 mil euros

bsp

Bernardo Sousa Pinto, docente da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e investigador do CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, acaba de conquistar  o Prémio SPAIC – DIATER. O galardão, no valor de 5 mil euros, foi entregue durante a 40.ª Reunião Anual da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC), que decorreu entre os dias 11 e 13 de outubro, no Palácio de Congressos do Algarve.

O prémio distinguiu o trabalho intitulado "Frequência de reações graves subsequentes a testes de provocação às penicilinas: uma meta-análise bayesiana". De acordo com Bernardo Sousa Pinto, verificou-se, neste estudo, que, "em pacientes que reportam alergia às penicilinas, os testes de provocação (administração de penicilinas) são seguros". Com efeito, "apenas se verificam reações graves em 0.2% dos testes de provocação".

Além de Bernardo Sousa Pinto, o estudo tem como autores outros investigadores, nomeadamente António Cardoso Fernandes, David Afonso João e Luís Filipe Azevedo, tendo-se verificado os contributos científicos de João Almeida Fonseca e Luís Delgado. Entregue anualmente no âmbito da reunião da SPAIC, este Prémio tem como objetivo galardoar trabalhos de investigação originais na área da alergia a fármacos.

Durante esta edição, foram entregues mais dois prémios a trabalhos desenvolvidos por investigadores da FMUP e coordenados por João Fonseca, responsável pelo Departamento de Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde (MEDCIDS/FMUP): o 1º prémio de melhor comunicação oral sobre Alergénios/Asma, no âmbito do Projeto INSPIRERS, e a Bolsa SPAIC –LETI, pelo melhor trabalho sobre imunoterapia com alergénios.
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2019-11-19 às 15:03:08 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais