FMUP
Hoje é domingo
Você está em: Início » Notícias » Estudante da FMUP ganha bolsas de investigação em Ginecologia e Obstetrícia

Esqueceu-se da senha?

Estudante da FMUP ganha bolsas de investigação em Ginecologia e Obstetrícia

Filipa Rafael está a desenvolver um projeto para o internato de Ginecologia e Obstetrícia

Filipa Rafael, estudante da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), ganhou duas bolsas de investigação atribuídas pela Federação das Sociedades Portuguesas de Ginecologia e Obstetrícia (FSPOG) e pela Sociedade Portuguesa de Ginecologia (SPG), com o projeto GO-REPORT.

Gynaecology and Obstetrics Residency Portfolio (GO-REPORT) é uma plataforma de gestão de portefólio e avaliação formativa do interno de Ginecologia e Obstetrícia. O médico interno conseguirá, com esta ferramenta, registar na aplicação as atividades a cumprir ao longo dos seis anos de internato. Durante este período, é necessário completar, por exemplo, um determinado número de partos e cesarianas, e a plataforma possibilita o registo e o acompanhamento ao longo desse tempo.

Do ponto de vista do médico interno, a plataforma GO-REPORT constituirá uma oportunidade de melhoria contínua da aprendizagem, ao estabelecer metas de forma clara, disponibilizando feedback formal por parte dos orientadores e incluindo a reflexão crítica e autoavaliação do progresso da formação.

A ideia do portefólio digital começou a ser idealizada em 2018 por Filipa Rafael, no âmbito do Mestrado em Educação Académica e Clínica da FMUP. “Foi realmente uma excelente decisão na minha carreira. Posso agradecer o meu sucesso ao corpo docente, que conseguiu traduzir o seu vasto conhecimento em aspetos práticos e imediatamente aplicáveis à prática diária”, explica a médica interna de Ginecologia e Obstetrícia do Centro Hospitalar e Universitário do Algarve e membro do concelho executivo da PoNTOG (Portuguese Network of Trainees in Obstetrics and Gynaecology).

O projeto é orientado por Laura Ribeiro, diretora do mestrado, e coorientado por João Bernardes, professor da FMUP e atual presidente do Colégio da Especialidade de Ginecologia e Obstetrícia da Ordem dos Médicos. O desenvolvimento do software conta com a colaboração da VirtualCare, uma spin-off sediada no CINTESIS.

O Colégio da Especialidade de Ginecologia e Obstetrícia propôs-se a desenvolver, testar e aplicar esta ferramenta, de modo a ser utilizada, a nível nacional, na formação dos futuros médicos desta especialidade. O projeto conta ainda com a colaboração de Fernanda Águas, diretora do Serviço de Ginecologia do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra e coordenadora da reforma do programa de formação do internato implementada pelo Colégio da Especialidade.
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2019-08-25 às 20:00:46 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais