FMUP
Hoje é domingo
Você está em: Início » Notícias » CURSO | Nutrição Clínica para Médicos Hospitalares

Esqueceu-se da senha?

CURSO | Nutrição Clínica para Médicos Hospitalares

Candidaturas até 2 maio

De 1 junho a 20 julho 2019 decorre a primeira edição do curso "Nutrição Clínica para Médicos Hospitalares". A Nutrição humana no campo da medicina exige um conhecimento interdisciplinar para coadjuvar na prevenção e tratamento da doença envolvendo equipas multidisciplinares em saúde, com o objetivo final de evitar e/ou tratar a malnutrição hospitalar.

Os recentes avanços na compreensão da fisiopatologia da desnutrição e das doenças crónicas e aguda dismetabólica mais prevalentes em meio hospitalar, exigem uma nova abordagem através da terapêutica nutricional/dietética como suporte metabólico.

O curso propõe como objetivos:
  • Proporcionar conhecimentos sobre metodologias de avaliação diretas e indiretas sobre o estado nutricional do doente;
  • Aquisição de conhecimentos relacionados com a fisiopatologia das doenças mais prevalentes em meio hospitalar, a sua etiologia e o seu tratamento nutricional;
  • Conceitos básicos dietéticos e suporte nutricional artificial em todos os seus aspetos: avaliação do estado nutricional, indicações gerais do suporte nutricional e guia prático para a prescrição e seguimento do suporte nutricional artificial tanto enteral como parenteral;
  • Proporcionar a discussão de casos clínicos baseados em casos reais tratados em ambiente hospitalar.
Os estudantes têm a possibilidade de optar por dois regimes de frequência: o regime Presencial e o regime à Distância. Ambos os regimes possibilitam aos estudantes o acesso às aulas através da combinação de 3 vias (presença em sala de aula, videoconferência e aula gravada) variando entre si na percentagem de acesso atribuída a cada uma destas modalidades.

O prazo de candidaturas termina a 2 de maio.

Nutrição Clínica para Médicos Hospitalares
4 ECTS | 32h

Destinatários:
Licenciados ou detentores do Mestrado Integrado em Medicina

Calendarização:
1 junho a 20 julho (sábados das 9h às 13h)

Valor:
300¤ + 2¤ seguro escolar

Pode consultar mais informações sobre a candidatura aqui.
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2019-05-26 às 04:52:10 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais