Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
FMUP
Você está em: Início » Notícias » Homenagem a Hernâni Monteiro eternizada em livro
Autenticação




Esqueceu-se da senha?

Notícias

Homenagem a Hernâni Monteiro eternizada em livro

A sessão teve lugar no passado dia 12 de março na FMUP

A Aula Magna da Faculdade de Medicina da U.Porto (FMUP) foi o local escolhido para o lançamento do livro “Hernâni Monteiro-Figura Eminente da U.Porto”, uma das mais recentes edições da U.Porto Edições. A sessão teve lugar no passado dia 12 de março e ficou marcada pelos discursos dos convidados.

A apresentação da obra ficou a cargo de Walter Osswald, professor emérito de Farmacologia e Terapêutica na FMUP. Com um discurso marcadamente pessoal e emocional, o professor jubilado da FMUP caracterizou Hernâni Monteiro como um “homem muito ciente da sua condição cívica”. Citando Adam Johnson, “cada vez há mais livros e cada vez há menos leitores”, Walter Osswald considera que o livro “Hernâni Monteiro-Figura Eminente da U.Porto” contradiz o paradigma, uma vez que  é um “livro ímpar, que fazia falta”.

Propondo uma dissecção cuidadosa, o professor da FMUP considerou que este livro “revela a sua personalidade brilhante, do tipo renascentista”. “Ele apostava nas pessoas certas”, realçou, elogiando-o pela sua abordagem simples, que fez da Faculdade a grande beneficiária das escolhas que fez.  Walter Osswald terminou o seu discurso com uma palavra saudosa para Hernâni Monteiro: “Tenho saudades do homem, do professor, do homem dedicado à casa e as pessoas.”.

No lançamento do livro esteve também presente Amélia Ricon Ferraz, responsável pela coordenação do livro. A professora da FMUP e especialista em História da Medicina lembrou as iniciativas promovidas no âmbito das comemorações da figura Eminente 2014 e realçou as palavras e desejos de Hernâni Monteiro para o edifício da FMUP e do Hospital São João, que pretendia “menos o edifício e mais a competência dos que nele trabalhavam”.

Na sessão discursaram também Altamiro da Costa Pereira, diretor da FMUP; Fátima Vieira, vice-reitora da Universidade do Porto e José Artur Paiva, presidente do Conselho de Administração do Hospital São João.

Altamiro da Costa Pereira, diretor da FMUP, referindo-se a Hernâni Monteiro como “homem do renascimento”, refletiu sobre as memorias que guarda do  homenageado: “Foi uma figura que me toca particularmente devido sobretudo à sua força de estar e de ser”.

Fátima Vieira, vice-reitora da Universidade do Porto, destacou a honra da U.Porto Edições em apresentar este livro, uma vez que constitui uma “memória exemplar que interfere com o nosso presente”. Realçou ainda a presença do professor Hernâni Monteiro na FMUP, no Hospital São João e na Cidade do Porto. “As figuras da U.Porto são figuras eminentes sempre.”, salientou.

José Artur Paiva, presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário de São João, refletiu sobre a “figura ímpar” de Hernâni Monteiro, que para si “remete para a irmandade companheira entre a Faculdade e o Hospital, esta grande casa comum.”. O objetivo de construir um centro académico clinico segue  as apirações de Hernâni Moteiro, “em pequenos passos, mas seguros”, elucidou.

A sessão foi acompanhada pela exposição do quadro de Alberto Sousa, que representa toda uma geração e um período dourado da faculdade, no qual Hernâni Monteiro era professor.

O livro “Hernâni Monteiro-Figura Eminente da U.Porto” apresentando no passado dia 12 de março na FMUP constitui a súmula dos vários eventos de homenagem a Hernâni Monteiro, que foram promovidas no U.Porto em 2014, podendo ser adquirido na loja da U.Porto.

imagem

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2019-04-18 às 16:16:54 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais