FMUP
Você está em: Início » Notícias » Docente da FMUP distinguido com Bolsa D. Manuel de Mello

Esqueceu-se da senha?

Docente da FMUP distinguido com Bolsa D. Manuel de Mello

Delfim Duarte é docente no Departamento de Biomedicina da FMUP

Delfim Duarte, docente da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e investigador do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S), acaba de ser distinguido com a Bolsa D.Manuel de Mello, no valor de 50 mil euros, por um projeto que visa analisar o papel de uma proteína no reaparecimento da leucemia mieloide aguda.

Em entrevista à Lusa, o docente do Departamento de Biomedicina explicou que o projeto pretende "explorar o papel da proteína CD18 na adesão celular", ou seja, no processo de interação e ligação entre as células da leucemia e da medula óssea.

"A adesão celular é muito importante, porque é graças a ela que as células da leucemia recebem sinais que lhes permitem proliferar, expandir e, por outro lado, sobreviver à quimioterapia", frisou Delfim Duarte.

A leucemia mieloide aguda, doença "rara" e "bastante agressiva", tem uma maior incidência em pessoas com mais de 65 anos e é provocada pela "proliferação descontrolada de glóbulos brancos", tendo como consequência para o doente a perda de células normais do sangue, o aparecimento de cansaço, hemorragias e várias infeções.

Segundo Delfim Duarte, o facto de os vasos sanguíneos da medula óssea, quando expostos a estímulos inflamatórios, aumentarem a expressão desta proteína leva os investigadores a acreditar que a proteína CD18 poderá vir a "promover a ligação entre o microambiente inflamado e as células da leucemia".

"Esta ligação entre as células e o microambiente vai favorecer o aparecimento de sinais que permitem a resistência à quimioterapia e o reaparecimento da leucemia", esclareceu.

Delfim Duarte adiantou ainda que caso se prove a "importância da proteína na adesão celular e na sobrevivência à quimioterapia", será então possível usar fármacos e terapêuticas dirigidas com o objetivo "desprender as células da leucemia do microambiente".

"Se ela [proteína CD18] for realmente importante para a leucemia, então o objetivo é derrotá-la, usando a estratégia de a retirar dessa adesão para depois a combater", salientou o investigador.

A Bolsa D. Manuel de Mello é atribuída anualmente pela Fundação Amélia de Mello com o objetivo de contribuir para a investigação e progresso das Ciências da Saúde, e destina-se a premiar jovens médicos, até aos 40 anos, que desenvolvam projetos de investigação clínica, no âmbito das Unidades de Investigação e Desenvolvimento das faculdades de medicina portuguesas.

Com Lusa

Copyright 1996-2019 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2019-03-20 às 15:57:55 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais