FMUP
Você está em: Início » Notícias » Novo diretor da FMUP toma posse a 14 de novembro

Esqueceu-se da senha?

Novo diretor da FMUP toma posse a 14 de novembro

Mandato 2018-2022

Altamiro da Costa-Pereira tomará posse como diretor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) no dia 14 de novembro, numa cerimónia que se realizará no Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto, pelas 10 horas.

Altamiro da Costa-Pereira, que até à data desempenhou funções como diretor do Departamento de Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde (MEDCIDS) da FMUP e coordenador do CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, tornar-se-á diretor da FMUP numa sessão pública presidida pelo Reitor da Universidade do Porto, António de Sousa Pereira, e na qual marcarão presença várias figuras proeminentes do meio académico, científico, político e empresarial da área da saúde

Além da primeira intervenção pública do novo diretor da FMUP, a iniciativa contará com a alocução de José Castro Lopes, presidente do Conselho de Representantes da FMUP, e de um momento musical levado a cabo pelo Grupo de Fados de Medicina do Porto.

Para o seu mandato – que decorrerá entre 2018 e 2022 – o professor catedrático da FMUP contará, na equipa executiva, com o apoio de Francisco Cruz – como subdiretor – e José GerardoLia Fernandes e Armando Cardoso enquanto vogais.

Sobre Altamiro da Costa-Pereira
Licenciado em Medicina pela FMUP, em 1983, iniciou a sua carreira académica como Assistente Estagiário de Epidemiologia e Saúde Pública, em 1985, e frequentou, entre 1987 e 1993, a especialização em Pediatria, no Hospital de São João (Porto). Participou em vários cursos de pós-graduação nas universidades de Johns Hopkins (EUA), McGill (Canadá) e Nijmegen (Holanda), tendo concluído os seus estudos de doutoramento no Ninewells Hospital and Medical School University of Dundee (Reino Unido), em 1993.

Desde 1995, foi responsável pela criação e ensino de vários cursos pioneiros a nível nacional e internacional, designadamente o Mestrado em Informática Médica (MIM), o Mestrado em Evidência e Decisão em Saúde (MEDS), o Programa Doutoral em Investigação Clínica e em Serviços de Saúde (PDICSS) e o Programa Doutoral em Ciência de Dados de Saúde (HEADS).

Desenvolveu atividade científica em instituições nacionais e estrangeiras, nas áreas da Epidemiologia, Informática Médica e Investigação Clínica, assinando cerca de 350 trabalhos científicos. Participou em mais de 50 painéis e comissões de avaliação de bolsas, projetos e equipas de investigação científica, nacionais e internacionais, nas áreas das Ciências da Saúde e Tecnologias de Informação, sendo desde 1999 regularmente convidado pela Comissão Europeia como perito para a avaliação de projetos europeus. Foi também um dos cofundadores do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS), uma unidade de investigação que conta atualmente com mais de 500 investigadores em todo o país.

As suas atividades de gestão académica iniciaram-se em 1995 com a direção do Serviço de Biomatemática, que veio a dar origem ao Serviço de Bioestatística e Informática Médica (SBIM) e ao subsequente Departamento de Ciências da Informação e Decisão em Saúde (CIDES). Liderou, desde 2016, o Departamento de Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde da FMUP, tendo ainda ocupado o cargo de investigador principal do CINTESIS, entre 2004 e 2018.

O programa da cerimónia pode ser consultado aqui.

Copyright 1996-2018 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2018-11-17 às 19:50:16 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais