FMUP
Hoje é domingo
Você está em: Início » Notícias » FMUP vai homenagear doadores do corpo à ciência

Esqueceu-se da senha?

FMUP vai homenagear doadores do corpo à ciência

Quarta-feira, 15 de novembro, às 16h00

A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) vai prestar homenagem a todos aqueles que, num gesto altruísta, entregam o seu corpo à ciência. A iniciativa – promovida em parceria com a Câmara Municipal do Porto – visa não só relembrar o papel fundamental deste ato solidário na formação de novos médicos, mas igualmente honrar os doadores e suas famílias.

“A doação do corpo à ciência é um ato do maior altruísmo porque, ao contrário do que acontece com a doação de órgãos, a entrega do corpo à ciência terá de ser manifestada em vida. Queremos, por isso, mostrar o devido reconhecimento não só a quem já doou, mas também aos doadores que estão vivos e aos seus familiares, para lhes mostrar o quão importante é este gesto”, explica Dulce Madeira, coordenadora da Unidade de Anatomia do departamento de Biomedicina da faculdade.

“É essencial que os jovens médicos aprendam em pessoas reais e não em modelos, até porque somos todos parecidos, mas não somos todos iguais. Sem estas doações não conseguimos formar melhores profissionais com conhecimentos sólidos e de maior humanismo.”, acrescenta a docente da FMUP.

A iniciativa contará com intervenções de Maria Amélia Ferreira, Diretora da FMUP, Filipe Araújo, Vice-Presidente da CM Porto, Hugo Pinto Abreu, em representação doadores, e Diogo Cabral, em representação dos estudantes da faculdade. A cerimónia incluirá dois momentos musicais, assegurados pelos estudantes FMUP.

A cerimónia de homenagem está agendada para a próxima quarta-feira, 15 de novembro, às 16h00, no Cemitério de Agramonte – local onde repousam as cinzas dos doadores quando terminado o processo de investigação.

Convida-se toda a comunidade académica a fazer parte deste momento de homenagem.
Copyright 1996-2017 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2017-11-19 às 02:45:01