FMUP
Você está em: Início » Notícias » Ação de Formação | Um Dia Com o Diagnóstico Precoce

Esqueceu-se da senha?

Ação de Formação | Um Dia Com o Diagnóstico Precoce

21 novembro | Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge - Porto

Imagem

A Unidade de Rastreio Neonatal, Metabolismo e Genética, do Departamento de Genética Humana do Instituto Ricardo Jorge promove, dia 21 de novembro de 2017, mais uma edição do curso “Um dia com o Diagnóstico Precoce”. A ação formativa terá lugar, no Porto, nas instalações do Centro de Saúde Pública Doutor Gonçalves Ferreira.

A iniciativa tem como principal objetivo dar a conhecer o modo de organização do Programa Nacional do Diagnóstico Precoce (PNDP), nomeadamente o procedimento da recolha de sangue, a conservação e envio das fichas, bem como as patologias rastreadas, os critérios de seleção utilizados e a forma de dar conhecimento aos pais sobre os resultados obtidos no rastreio. O evento tem como destinatários os profissionais que intervêm no diagnóstico de doenças incluídas no PNDP.

Os interessados em participar devem efetuar a sua inscrição, no valor de 20¤, através do preenchimento do formulário de inscrição, até ao dia 14 de novembro.

Para mais informações, consultar a plataforma de e-Learning do Instituto Ricardo Jorge.

O PNDP realiza, desde 1979, testes de rastreio em todos os recém-nascidos de algumas doenças graves, o chamado “teste do pezinho“. Estes testes permitem identificar as crianças que sofrem de doenças, quase sempre genéticas, como a fenilcetonúria ou o hipotiroidismo congénito, que podem beneficiar de tratamento precoce.

Copyright 1996-2017 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2017-10-18 às 17:52:04