FMUP
Você está em: Início » Notícias » Livro digital "Receitas sem alergias"

Esqueceu-se da senha?

Livro digital "Receitas sem alergias"

Parceria FCNAUP-FMUP

“Receitas sem alergias” é um dos primeiros guias em português com receitas culinárias pensadas para pessoas com alergias alimentares. Da autoria de estudantes da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da U.Porto (FCNAUP), inclui receitas da cozinha tradicional portuguesa num formato apropriado para pessoas que são intolerantes a alguns dos ingredientes daqueles pratos.

Em formato digital, o guia encontra-se disponível gratuitamente em https://elearning.up.pt/repositorio/alergia-alimentar. Interativo e intuitivo, o site permite selecionar os ingredientes potencialmente alergénios (leite, ovos, trigo, frutos secos ou soja), remetendo o utilizador para uma listagem de receitas adequadas ao seu perfil alimentar.

Este livro digital resulta de um projeto colaborativo entre a unidade curricular de Imunologia da licenciatura em Ciências da Nutrição e o Gabinete de Tecnologias Educativas da UP Digital, e contabiliza um total de 35 receitas. Todas são acompanhadas de vídeos com instruções de preparação e incluem a tabela de valores nutricionais.

O prefácio de “Receitas sem alergias”, da autoria de Pedro Moreira, Diretor da FCNAUP, refere a utilidade pedagógica da publicação e salienta a parceria institucional – entre a FCNAUP e a FMUP – ao nível do ensino e investigação na área da nutrição e, em particular, das alergias alimentares.

A apresentação do livro decorreu na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, no passado dia 28 de abril, evento em que foram apresentadas, para degustação, algumas das receitas incluídas naquele.

Os responsáveis do projeto participarão, a 27 de maio, na 2ª edição do StartUP FEST, o maior festival de novos produtos e negócios da Universidade e da Cidade do Porto. Organizado pelo CEdUP (Clube de Empreendedorismo da UPorto) e pela Reitoria da UPorto, o convite para a apresentação do “Receitas sem alergias” consistirá em iniciativas de showcooking e degustação de algumas das receitas.

Copyright 1996-2017 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2017-08-22 às 19:30:59