Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início » Notícias » João Barbosa Breda fez Provas de Agregação em Medicina na FMUP

Notícias gerais

João Barbosa Breda fez Provas de Agregação em Medicina na FMUP

alterar visualização

Professor da FMUP deu lição sobre inovações no glaucoma

breda

A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) tem mais um professor agregado. João Barbosa Breda fez as Provas de Agregação em Medicina na FMUP, no dia 16 de abril, com uma lição intitulada "Glaucoma: Inovação no diagnóstico e seguimento", perante um júri presidido pela subdiretora da FMUP, Guilhermina Rego.

“Esta agregação significa uma validação do meu percurso académico perante os pares. Atesta a minha qualidade científica e pedagógica perante um júri de excelência e a audiência”, reage o professor da FMUP.

As provas, que decorreram na Aula Magna da FMUP, começaram com a apresentação de um relatório pedagógico, que consistiu numa “proposta de abertura de um segundo ciclo de estudos ou mestrado, na área das Ciências da Visão aplicadas à Oftalmologia, com forte componente de investigação clínica”. Foi arguente Joaquim Carlos Neto Murta, professor da Faculdade de Medicina de Coimbra.

Seguiu-se uma discussão do currículo do então candidato, sendo arguentes Rufino Martins da Silva e Estevão Augusto Rodrigues Lima (professores catedráticos da FMUC e da FMUL, respetivamente), e, por fim, a Lição sobre inovação no diagnóstico e seguimento no glaucoma, com intervenção de Ingeborg Stalmans, professora catedrática da Katholic Leuven University (KU Leuven).

“As principais inovações estão na esfera do uso de ferramentas de inteligência artificial para otimizar a nossa utilização de exames a que recorremos regularmente, como o OCT, as retinografias e os campos visuais. Estas melhorias permitem obter melhor e mais informação destas ferramentas”. Além disso, abordou a “otimização de exames menos usados, como o OCTA, para que possam entrar na prática clínica diária”. 

De acordo com João Barbosa Breda, “o glaucoma é ainda a principal causa de cegueira irreversível a nível mundial. É uma doença crónica, associada ao envelhecimento. Cerca de 50% das pessoas não estão diagnosticadas porque a doença é largamente assintomática”.

Em 2020, a prevalência estimada era de 76 milhões de pessoas, prevendo-se que irá aumentar cerca de 47%, para 112 milhões, até 2040. “Estes dados mostram como o glaucoma vai pressionar os serviços de saúde. É, portanto, necessário encontrar formas de otimizar os cuidados prestados”, apela.

Além de professor, João Barbosa Breda alia a atividade clínica, como médico oftalmologista, à investigação. “Comecei a investigar quando estava na Faculdade de Medicina em Coimbra e continuei durante o meu percurso como médico já no Porto. Fui aceite no programa Clinical Scholars Research Training da Harvard Medical School Portugal, que foi, sem dúvida, um momento de viragem, em que adquiri novos conhecimentos e conheci um conjunto de outros médicos como eu”, conta.

Depois, “o Programa Doutoral em Investigação Clínica e em Serviços de Saúde (PDICSS) da FMUP foi essencial para melhorar as minhas capacidades de investigação. Realizei o meu doutoramento em cotutela com a KU Leuven, o que me permitiu passar um ano e meio na Bélgica e estabelecer uma ponte forte de colaboração com essa instituição”.

Começou a docência em 2018, na FMUP, sendo também docente convidado na KU Leuven. Atualmente, tem projetos em curso na área da inteligência artificial, com uso de OCT e OCTA, assim como em aspetos vasculares do glaucoma e no impacto de doenças vasculares medidas através do olho, como a estenose carotídea e a insuficiência cardíaca. “Temos também a clínica virtual de glaucoma, que irá iniciar em breve, e que permitirá reduzir o número de doentes a aguardar consulta de glaucoma”, avança. 

O júri destas Provas contou ainda com a participação de Ângela Carneiro e Amândio Sousa, professores catedráticos da FMUP, e de Fernando Falcão Reis, professor catedrático jubilado da FMUP.


Foto: Esfera das Ideias

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2026 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Última actualização: 2025-05-21 I  Página gerada em: 2026-05-17 às 00:23:11
Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Política de Captação e Difusão da Imagem Pessoal em Suporte Digital | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico