Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início » Notícias » FMUP e ICBAS unem-se para formar novos profissionais de Saúde Pública

Notícias gerais

FMUP e ICBAS unem-se para formar novos profissionais de Saúde Pública

alterar visualização

Nova  licenciatura em Ciências da Saúde Pública arranca já no próximo ano letivo 2026/2027

estudantes

A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), em cooperação com o Instituto de Saúde Pública (ISPUP), vão dar início, já no próximo mês de setembro, a uma nova licenciatura em Saúde Pública.

Com o objetivo de formar profissionais capazes de intervir nas ameaças emergentes que mais afetam a saúde das populações, em Portugal e no mundo, este novo curso pretende reforçar a ação da Saúde Pública em contextos nacionais e internacionais.

Recorde-se que a Saúde Pública é, atualmente, uma área de intervenção prioritária a nível global. Entre os principais desafios que se colocam à escala planetária estão, por exemplo, as alterações climáticas, epidemias, pandemias, migrações, equidade e sustentabilidade.

Assim, a proposta de uma licenciatura em Ciências da Saúde Pública revela-se “essencial para ultrapassar estes desafios e alcançar políticas de saúde mais eficazes, efetivas, eficientes e equitativas, alinhadas com os objetivos europeus de Saúde Pública”, refere o diretor da FMUP, Altamiro da Costa Pereira.

Próximo da área da Epidemiologia e da Saúde Pública, na qual é doutorado, o diretor da FMUP refere ainda que “a criação desta licenciatura era uma ambição antiga da FMUP que, finalmente, encontrou concretização nesta parceria com o ICBAS”.

De facto, a nova licenciatura resulta de uma antiga parceria entre as duas escolas médicas da Universidade do Porto, na investigação e no ensino pós-graduado em Saúde Pública, existindo um Mestrado com mais de 25 anos e um Programa Doutoral bem consolidado no panorama académico nacional e internacional.

Completando agora este círculo formativo, a licenciatura em Ciências da Saúde Pública vem “contribuir para a qualificação consistente da competência diferenciada nesta área, na capacidade de identificar e responder aos atuais desafios de Saúde Pública, ao mesmo tempo em que compreende e minimiza o impacto do comportamento humano na sociedade e no planeta como um todo, enquadrando o conceito “One Health”, acrescenta Henrique Cyrne, diretor do ICBAS.

Acresce que a formação destes jovens vai beneficiar do contributo de investigadores de unidades de investigação da Universidade do Porto, nomeadamente do ISPUP e do RISE-Health – a maior unidade de investigação do país, bem como de outras unidades nacionais.

Com coordenação e co-coordenação de Carla Lopes e Raquel Duarte, respetivamente, o curso irá preparar os jovens que finalizarem o curso para integrarem organizações dentro e fora do setor da saúde, em diferentes níveis de intervenção, nos governos locais, nas escolas, nas instituições prestadoras de cuidados de saúde, em unidades de investigação, nos serviços de assistência social e noutras organizações públicas, privadas e do terceiro setor, nomeadamente organizações não governamentais.

À FMUP, ICBAS e ISPUP uniram-se já entidades de relevo como a Direção-Geral da Saúde, o INSA – Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, a ASAE – Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, o INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, as ULS São João e Santo António, bem como municípios e organizações não governamentais, que acolherão os estágios dos primeiros estudantes deste novo curso, em ambiente profissional.

Colaboram também com esta nova licenciatura outras Unidades Orgânicas (UO) da Universidade do Porto (FMDUP, FFUP, FPCEUP, FEUP e FAUP), com oferta formativa específica.

Com o mote “Faz-te ação em Saúde Pública”, esta licenciatura abrirá com 40 vagas, procurando jovens preocupados com a saúde da população, curiosos quanto à investigação epidemiológica e orientados para a ação no terreno, em proximidade com diferentes comunidades.

Note-se que a licenciatura em Ciências da Saúde Pública é o segundo curso de pré-graduação lançado pela FMUP num curto espaço de tempo, em colaboração com instituições parceiras. Em 2024/2025, a FMUP também lançou a licenciatura em Saúde Digital e Inovação Biomédica. Juntos com Medicina, “estes cursos correspondem a apostas estratégicas para o desenvolvimento da saúde no nosso país”, salienta o diretor da FMUP.

Mais dados sobre a nova licenciatura AQUI. Informações sobre candidaturas disponíveis em breve no site da Direção-Geral do Ensino Superior. 

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2026 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Última actualização: 2025-05-21 I  Página gerada em: 2026-05-20 às 05:06:44
Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Política de Captação e Difusão da Imagem Pessoal em Suporte Digital | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico