Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início » Notícias » Torres da Costa vence eleições para a Secção Norte da Ordem dos Médicos

Notícias gerais

Torres da Costa vence eleições para a Secção Norte da Ordem dos Médicos

alterar visualização

Professor da FMUP lidera lista vitoriosa

  Torres da Costa

José Torres Costa, professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), é o novo presidente da Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos (SRNOM).

O professor da FMUP venceu a “corrida” para o mais importante cargo da Ordem dos Médicos na região norte do país, tendo derrotado o cirurgião Eurico Castro Alves, que falhou a reeleição. Nestas eleições, que decorreram entre os dias 29 de maio e 3 de junho, Carlos Cortes foi reeleito como bastonário, tendo sido o único candidato ao lugar.

Eleito para um mandato de quatro anos (2025-2029), o novo presidente da SRNOM encabeçava a Lista C, que se apresentou a sufrágio com o lema “Ordem com Confiança”. Desta Lista fazem parte vários professores da FMUP, que irão, assim, liderar ou integrar o Conselho Regional, a Assembleia Regional e o Conselho Fiscal Regional, bem como as Sub-regiões.

No seu Manifesto eleitoral, Torres da Costa promete “devolver a Ordem dos Médicos aos médicos” e lutar por “carreiras baseadas no mérito, liberdade de opinião, formação contínua e combate ao assédio”.

“Queremos uma instituição moderna, próxima e transparente, livre de interesses alheios e centrada em quem cuida. Com compromisso e coragem, construiremos uma Ordem que voltará a representar todos os médicos”, afirmava o líder da lista vitoriosa.

No seu programa, Torres da Costa indica seis pontos prioritários para o seu mandato, a saber: a regulamentação da prática médica e institucional, o licenciamento e inscrição dos médicos, a defesa dos direitos dos médicos, a formação e organização, o apoio social e desenvolvimento profissional e a organização interna da Ordem”.

O professor da FMUP defende, por exemplo, a reavaliação do Estatuto da Ordem, a definição do Ato Médico, a prevenção do assédio laboral, a realização de formação contínua e a criação de prémios para investigação médica e publicações.

Torres da Costa apresenta-se como “um médico dedicado e um líder comprometido com a valorização da classe médica”, batendo-se pela “defesa dos profissionais de saúde” e pela “melhoria das condições de trabalho” e defendendo “um futuro mais sólido para a profissão”.

No jornal Observador, onde assina artigos de opinião periódicos, defendia, recentemente, que “é imperioso que a Ordem dos Médicos desça do seu pedestal e avalie a diversidade de visões e ambições que circulam entre os médicos portugueses”.  

Licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e doutorado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), Torres da Costa é Professor da FMUP e especialista em Saúde Ocupacional e Alergologia e Imunologia Clínica na ULS São João. Integra várias sociedades científicas e recebeu vários prémios nas suas áreas de especialização.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2025-05-21 I  Página gerada em: 2025-06-24 às 20:12:28
Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Política de Captação e Difusão da Imagem Pessoal em Suporte Digital