Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início » Notícias » FMUP convida dadores, familiares e comunidade para cerimónia de Evocação da Dádiva

Notícias gerais

FMUP convida dadores, familiares e comunidade para cerimónia de ''Evocação da Dádiva''

alterar visualização

Cerimónia irá decorrer no Cemitério de Agramonte

dádiva-fmup-2024

No dia 12 de fevereiro, às 15h00, o Serenarium do Cemitério de Agramonte irá acolher a cerimónia de “Evocação da Dádiva - Homenagem aos que em vida deram o seu corpo morto” e que, dessa forma, contribuíram para a formação médica dos estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e para o avanço do conhecimento médico-científico.

A organização é dos estudantes e da Unidade de Anatomia do Departamento de Biomedicina da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), em colaboração com a Câmara Municipal do Porto.

Estão convidados a participar nesta homenagem, “singela, mas de profundo significado social”, todos os dadores, seus familiares e toda a comunidade académica. Pretende-se que este gesto transmita o “universal reconhecimento por este exercício de grande solidariedade”.

“A doação cadavérica para o estudo e investigação é um ato de generosidade e filantropismo. É com uma forte base científica e com a prática que é possível a formação de melhores médicos, com conhecimentos sólidos e de maior humanismo e, portanto, mais capazes de tratar”, refere a organização.

Para a comunidade estudantil, esta é uma oportunidade para reconhecerem publicamente e prestarem tributo aos que, através da doação cadavérica, permitem uma aprendizagem sólida e robusta da anatomia humana, lançando as bases para o exercício da sua profissão como médicos.

Nos últimos quatro anos, as intenções de doação têm aumentado gradualmente, mas ainda estão longe dos números fixados antes da pandemia. Em 2023, deram entrada na FMUP 325 novas intenções de doação. A FMUP disponibiliza online um formulário para que as pessoas possam preencher e enviar, manifestando a sua vontade de doar.

Este ano, a “Evocação da Dádiva” insere-se no programa de celebração do Bicentenário da FMUP, que começou a ser assinalado em novembro de 2024, com uma exposição sobre Anatomia, e que se estende ao longo de todo o ano de 2025.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2022-08-31 I  Página gerada em: 2025-02-10 às 20:53:59
Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Política de Captação e Difusão da Imagem Pessoal em Suporte Digital