A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) abre candidaturas para a primeira edição do curso “Desenvolvimento de vacinas: do conceito à clínica”, uma formação criada através do Programa Multidisciplinar da U.Porto – Impulso Jovens STEAM & Impulso Adultos, financiado pelos fundos da Next Generation EU, ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). As candidaturas realizam-se online e encontram-se abertas até ao dia 20 de janeiro de 2025.
As vacinas desempenham um papel importante na prevenção de doenças graves, no combate a pandemias e na proteção da saúde global, em especial nas populações mais vulneráveis. O desenvolvimento de vacinas eficazes conta a COVID-19 destacou a importância da tecnologia na resposta a novas ameaças, mas falta ainda apostar em mais formação nesta área.
O curso “Desenvolvimento de vacinas: do conceito à clínica”, coordenado por Nuno Vale, professor da FMUP, pretende colmatar a escassez de informação e dotar os participantes de conhecimentos essenciais para liderar programas de imunização e desenvolvimento de vacinas.
Destinado a investigadores, profissionais de saúde e também a estudantes, esta Unidade de Formação irá abordar temas como as tecnologias de produção de vacinas, ensaios clínicos, segurança vacinal, comunicação em programas de vacinação e o impacto das tecnologias digitais. Este curso conta com a parceria da Associação Nacional de Farmácias.
As aulas para esta primeira edição estão agendadas de 14 de fevereiro a 31 de julho de 2025.
Informação útil
Propina: 500¤ + 2¤ (seguro escolar)
Durante a candidatura a esta Unidade de Formação Contínua, é possível, no âmbito do Programa Impulso Adultos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), a candidatura a bolsa.
São apenas elegíveis para bolsa os destinatários maiores de 23 anos, com ou sem atividade profissional, residentes em território nacional aquando das ações de que forem beneficiários (consideram-se residentes todos aqueles que tenham residência permanente em Portugal ou todos aqueles que disponham de autorização de residência válida e número de identificação fiscal, com representante fiscal domiciliado em Portugal).
https://recuperarportugal.gov.pt/