Paulo Simões Peres, estudante da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), é o novo presidente da Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM).
O estudante, atualmente a frequentar o 6º ano do Mestrado Integrado de Medicina da FMUP, assumiu a presidência daquele organismo para o mandato de 2025 numa cerimónia de tomada de posse que decorreu no dia 15 de dezembro, na Aula Magna desta Faculdade.
A cerimónia contou com a presença de Ana Povo, secretária de Estado da Saúde, Hélio Alves, em representação do Conselho Executivo da FMUP, Sara Moura, representante da Ordem dos Médicos, Jorge Correia Pinto, em nome do Conselho de Escolas Médicas Portuguesas, e Rita Ribeiro, presidente cessante da ANEM e ex-estudante da FMUP.
O novo presidente da ANEM já definiu as prioridades para o próximo ano, com destaque para “a valorização da qualidade dos cuidados de saúde prestados e a qualidade da formação médica como processo para um planeamento a longo prazo dos recursos humanos em saúde”.
Como afirmou no seu discurso de tomada de posse, “é urgente uma valorização do Serviço Nacional de Saúde e das carreiras médicas, garantindo a fixação de profissionais no mesmo e a sustentabilidade futura da formação médica e do sistema de saúde português”. Este ano, recordou, “mais de 600 recém-graduados em Medicina optaram por não escolher uma especialidade médica para continuar o seu percurso formativo rumo à obtenção de uma especialidade”.
“Desde a atratividade da profissão, às condições de trabalho no SNS, é essencial refletir acerca de estratégias para fixar profissionais e garantir que de facto vale a pena investir numa carreira médica em Portugal”, exortou Paulo Peres. Por outro lado, “a relação estreita entre a formação pré-graduada e os recursos humanos médicos em Portugal tem de ser reconhecida sem ignorar os passos fundamentais no percurso formativo de um médico”.
O presidente recém-empossado no cargo recordou que a ANEM já endereçou ao Ministério da Saúde e ao Ministério da Educação, Ciência e Inovação a propósito das necessidades formativas em Medicina, continuando “de portas abertas e prontas para a colaboração”.
Além de Paulo Peres, houve mais estudantes da FMUP a tomar posse em Órgãos Sociais da ANEM, nomeadamente David Freiria, como diretor para o Envolvimento Estudantil e Comunicação, Maria Leal, como diretora de Formação, Carlos Matos de Carvalho, como diretor para Intercâmbios Clínicos na vertente de Incomings, e Madalena Fernandes, como diretora de Imagem e Comunicação.