Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início » Notícias » FMUP debate «IA na Saúde, IA na Sociedade»

Notícias gerais

FMUP debate «IA na Saúde, IA na Sociedade»

alterar visualização

Iniciativa do Centro de Bioética está marcada para 4 de dezembro

aula magna

Rui Nunes, médico e professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), e Raquel Varela, historiadora e professora da Universidade Nova de Lisboa, serão os dois protagonistas do debate “Prós e Contras da Inteligência Artificial: IA na Saúde, IA na Sociedade”, que terá lugar no dia 4 de dezembro, às 11h00, na Aula Magna da FMUP, no âmbito das comemorações do seu Bicentenário. 

A abertura da iniciativa, organizada pela FMUP, estará a cargo de Guilhermina Rego, professora e membro do Conselho Executivo desta Faculdade. João Fonseca, também professor da FMUP e diretor da nova licenciatura em Saúde Digital e Inovação Biomédica (SauD InoB), fará o encerramento. 

Neste debate, que tem como público-alvo a sociedade em geral e os profissionais de saúde em particular, serão abordados tópicos como o impacto da IA na medicina, na investigação científica, no sistema de saúde, na saúde pública, ou mesmo nos cuidados a prestar em doentes crónicos e terminais.

A interface com outras áreas sociais também será tema de discussão, nomeadamente no que se refere ao impacto da inteligência artificial na economia, no mundo laboral e no sistema de proteção social. Falar-se-á sobre os aspetos mais positivos da IA na saúde e sobre algumas questões éticas prementes, como a proteção da privacidade dos doentes, ou a proteção dos mais vulneráveis da sociedade.   

Segundo Rui Nunes, responsável pela organização, “este debate surge em um momento de intenso escrutínio social da inteligência artificial nos diferentes domínios da nossa vida coletiva”, no qual se discute internacionalmente “o impacto da IA na saúde, na investigação científica, mas também no sistema judicial, no setor financeiro ou mesmo nas artes criativas”.

“Se existe área que será profundamente impactada pela IA é precisamente a medicina, desde a elaboração e gestão do registo de saúde eletrónico pela IA, ao diagnóstico diferencial, à sugestão de tratamento, até à própria execução da cirurgia através de robôs autónomos”, afirma.

Também a gestão e a administração do sistema de saúde serão “revolucionadas pela inteligência artificial, sendo de esperar uma maior acessibilidade aos serviços de saúde, por exemplo, generalizando o recurso à telemedicina”.  

Para o professor da FMUP, “é necessário ter uma perceção de conjunto sobre todas estas implicações para entender o impacto transversal da IA na sociedade”.

Raquel Varela é professora da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, historiadora e investigadora. Em 2020 recebeu o Prémio da Associação Ibero-Americana de Comunicação/Universidade de Oviedo, Espanha, pelo seu contributo para a história global do trabalho e dos movimentos sociais, e foi a primeira distinguida com a bolsa de investigação Simone Veil, Project Europe-Universidade de Munique.

Rui Nunes é professor, diretor do Centro de Bioética da FMUP, diretor do Programa Doutoral em Bioética (FMUP/CFM) e do Programa Doutoral em Cuidados Paliativos, académico titular da Academia Nacional de Medicina de Portugal e presidente da International Chair in Bioethics. Recebeu diversos prémios na sua carreira e publicou vários livros sobre temas relacionados com a bioética, a saúde, a cultura e a sociedade.

Póster

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2022-08-31 I  Página gerada em: 2024-12-11 às 13:32:53
Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Política de Captação e Difusão da Imagem Pessoal em Suporte Digital