A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e a Unidade Local de Saúde de Gaia/Espinho assinaram, no passado dia 12 de novembro, um Acordo de Cooperação Institucional em áreas cruciais como a investigação e o ensino, em particular a nível da pós-graduação.
Os objetivos passam, nomeadamente, pela criação de programas de ensino pós-graduado e pelo desenvolvimento de estudos e projetos de interesse comum, constituindo-se equipas candidatas a programas com financiamento internacional.
O Acordo foi assinado pelo diretor da FMUP, Altamiro da Costa Pereira, e pelo presidente do Conselho de Administração da ULS de Gaia/Espinho, Rui Guimarães, numa cerimónia que teve lugar nesta instituição hospitalar.
“É muito importante fortalecer este ecossistema que permite a realização das três missões da FMUP (Ensino, Investigação, Assistência), que constam nos seus estatutos, mas aos quais acrescento, ainda, um quarto pilar fundamental, que é a Inovação”, afirmou Altamiro da Costa Pereira.
Já o presidente do Conselho de Administração da ULS de Gaia/Espinho destacou o “simbolismo” que representa esta nova parceria entre as duas instituições. Rui Guimarães sublinhou “que muito mais do que as folhas que serão assinadas, o documento reflete a visão estratégica de um ensino em cooperação”, e o potencial de crescimento que se espera alcançar pela colaboração entre os profissionais da FMUP e da ULS de Gaia/Espinho.
Com a assinatura deste documento, pretende-se estabelecer os termos de cooperação frutífera entre as duas instituições, tendo em vista o desenvolvimento de ações conjuntas em várias áreas da Medicina.
“A cooperação entre a FMUP e a ULSGE, fruto de objetivos comuns e de uma visão partilhada, poderá contribuir para melhorar a prossecução da missão de ambas as instituições”, pode ler-se no Acordo.