A música vai andar novamente à solta na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP). Nos próximos dias 7 e 8 de novembro, às 19h00 e às 19h30, respetivamente, a Ópera na Academia e na Cidade (OAC) irá mudar-se temporariamente para a FMUP, onde fará os seus ensaios, abrindo as portas a estudantes, docentes, investigadores, técnicos, colaboradores e a todos os interessados.
O programa destes dois ensaios será preenchido pela 4ª Sinfonia de Gustav Mahler. Serão intérpretes a Orquestra da OAC e s soprano Inês Pinho, sob direção de Fernando Marina. José Ferreira Lobo, maestro e diretor artístico da OAC, fará a apresentação.
A comunidade académica está, desde já, convidada a assistir aos ensaios, a conversar com os músicos e até mesmo a integrar o elenco da Orquestra. A entrada é livre.
Esta não é a primeira vez que a OAC realiza os seus ensaios abertos na FMUP. Em maio deste ano, uma iniciativa idêntica “trouxe” Vivaldi, Piazzola e Beethoven à “casa da Medicina”.
A parceria entre a FMUP e a OAC tem já um longo historial, tendo resultado em momentos marcantes como o Concerto de Natal da FMUP, em 2021, com a interpretação, pela OAC/Movimento Musical Cooperativo, da “Visitação à Flauta Mágica”, de Wolfgang Amadeus Mozart.
A OAC tem estado igualmente presente nos principais momentos festivos da vida da Faculdade, como foi o caso da cerimónia de atribuição do Doutoramento Honoris Causa a João Schwalbach, além de protagonizar um Ciclo de Concertos de Música de Câmara.
Mais informações: comunicacao@med.up.pt.