Você está em: Início » Notícias » José Manuel Amarante, Professor Jubilado da FMUP, recebe prémio de Professor Emérito

Notícias gerais

alterar visualização

A entrega realiza-se no próximo dia 22 de março

No próximo dia 22 de março, José Manuel Amarante, professor da FMUP, vai receber o título de Professor Emérito da U. Porto, durante as celebrações do dia da Universidade. Este é um título destinado aos professores jubilados ou reformados que se destacaram pelos altos serviços prestados à Universidade do Porto.

José Manuel Lopes Teixeira Amarante obteve os graus de licenciado (1973), doutor (1991) e agregado (1997) na FMUP. Na mesma instituição, alcançou os graus de professor auxiliar (1992), professor associado (1995) e professor catedrático (1998). Em 2018, tornou-se professor catedrático jubilado e foi proposto por unanimidade, pelo conselho científico da FMUP, para Professor Emérito. Exerceu também funções administrativas, nomeadamente como Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (2001-2007), Membro do Senado e da Assembleia da Universidade do Porto (2001–2007), Membro do 1º e do 2º Conselho Geral da Fundação Universidade do Porto (2009-2017)e Diretor do Departamento de Cirurgia e Fisiologia da FMUP (2016–2018).

No ramo hospitalar, realizou o Internato Complementar de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética no Hospital São João. Exerceu também neste hospital cargos administrativos, nomeadamente como “Chefe de Serviço Hospitalar” (Assistente Hospital Sénior) entre 1992 e 2018. Foi também Administrador e Diretor do Hospital da Boa Nova (Hospital Afiliado da FMUP) entre 2008 e 2012. Atualmente, é Perito da Comissão Nacional de Trauma (Ministério da Saúde) desde 2017. Além disso, tem uma elevada experiência na atividade clínica no setor público e privado envolvendo cerca de 30 000 intervenções como cirurgião.

Condecorado com vários prémios nacionais e internacionais, é o investigador principal de vários projetos assim como orientador de estudantes de doutoramento e mestrado. Fundou a primeira Revista Nacional Cirurgia e 5 sociedades científicas médicas, pertencendo no total a 28 associações. Entre as diversas sociedades científicas e médicas a que pertence destaca-se: Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica (desde 1981), International Society of Surgery (desde 1988) e International Society of Aesthetic Plastic Surgery (desde 2001). É também presidente em várias associações, realça-se, a título de exemplo, a Associação da Medicina das Artes e do Espetáculo, função que exerce desde 2008.  É autor de várias publicações, vídeos, capítulos de livros e inúmeras comunicações e posters. Participa ativamente na organização de congressos e reuniões científicas, nacionais e internacionais.

Ao professor da FMUP, José Manuel Amarante, junta-se António Fiúza, Carlinda Leite, Carlos José Pimenta, Gabrielle Poeschl, José Alberto Correia, Luís Ferreira de Melo, Pavel Brazdil, Sebastião Feyo de Azevedo e Vítor Abrantes Almeida, docentes e investigadores da U.Porto. Os novos Professores Eméritos da Universidade do Porto vão receber o título no próximo dia 22 de março, durante a Sessão Solene Comemorativa do 108º aniversário da instituição.

josé

Copyright 1996-2024 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2022-08-31 I  Página gerada em: 2024-04-25 às 08:04:55
Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Política de Captação e Difusão da Imagem Pessoal em Suporte Digital