FMUP

Esqueceu-se da senha?

VI YES Meeting

2011

Conhecer e aprender com cientistas de renome internacional, enquanto confraternizam com colegas de todo o Mundo. É isto que a sexta edição do Young European Scientist Meeting (YES Meeting) oferece aos quatrocentos jovens cientistas de 37 nacionalidades que estão de viagem marcada para o Porto nos próximos dias 16, 17 e 18 de setembro.

Este ano, os estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) responsáveis pela organização do YES trazem à cidade invicta personalidades como Gero Hütter (conhecido pela cura de um paciente com HIV através da realização de um transplante de medula óssea) e Robert Montmogery (líder da equipa cirúrgica que efetuou a extração de um rim de forma minimamente invasiva e considerado um dos melhores do Mundo na área), entre outros.

A expectativa para ouvir alguns dos maiores cientistas do Mundo é grande, mas não são só as palestras que movem os participantes. A oportunidade de integrarem os vários workshops organizados na FMUP é apontada pelos jovens como uma das mais-valias deste evento. Os 16 workshops planeados prometem fazer com que os jovens cientistas vistam a bata e metam mãos à obra.

Caberá a alguns dos melhores professores da FMUP liderar estes workshops que compreendem experiências com casos clínicos peculiares "à moda do Dr. House", mini-cursos de sutura e laparoscopia, e o treino de situações de emergência médica, com recursos a "bonecos" biónicos muito convincentes que "sofrem" episódios de paragem cardiorrespiratória e outras complicações clínicas que têm de ser prontamente resolvidas.

Os participantes vão também apresentar os trabalhos científicos que desenvolvem nas suas universidades, nas áreas de Fisiologia & Imunologia, Neurociências, Oncologia & Biologia Molecular, Medicina Interna e Cirurgia, sujeitando-os à avaliação dos investigadores seniores. No total, serão apresentados 100 trabalhos de investigação e distribuídos prémios que ascendem a 5 mil euros.

Criado em 2006, o YES surpreendeu a comunidade académica nacional e internacional ao reunir mais de 300 estudantes de 20 nacionalidades diferentes. Ultrapassando as barreiras continentais, este evento tem crescido de ano para ano em termos de número de participantes, cientistas e qualidade. As inscrições já encerraram.

Para mais informações, acede a www.yesmeeting.org.

Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico - convertido pelo Lince.
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2019-01-23 às 10:08:15 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais