O rápido e constante desenvolvimento do conhecimento científico na área das ciências da vida, em particular na saúde, e o seu impacto na sociedade, torna cada vez mais necessária a atualização pedagógica dos professores de Ciências Biológicas. Assim, o curso pretende constituir uma ação de formação específica para professores de Biologia do Ensino Básico e Secundário, tendo como objetivo principal transmitir novas competências e complementar/atualizar os conceitos adquiridos na formação base.
Regime de funcionamento: presencial e e-learning
Idioma de lecionação: português
Destinatários: Licenciados e/ou Mestres na área das Ciências Biológicas, Professores de Biologia e Geologia do Ensino Básico e Secundário do grupo 520.
Propina: 125¤
Esta formação pretende contribuir para a efetiva atualização pedagógica dos professores do ensino secundário, visando explorar conceitos teóricos e práticos mais atuais de biologia celular, em estreita proximidade com o programa curricular de Biologia do 10.º, 11.º e 12.º anos e das respetivas metas curriculares. Para tal, é objetivo:
- Aprofundar o conhecimento sobre a morfologia, ultra-estrutura e funções da célula eucariota, e sua disfunção na doença
-Compreender a potencialidade das abordagens microscópicas no estudo da célula.
- Complementar os programas curriculares transmitidos pelos livros de texto com informação recente e atualizada, através da consulta de artigos científicos de revisão.
-Promover o ensino experimental das ciências no ensino secundário e estabelecer redes entre professores e investigadores.
Conteúdos da ação:
A formação será realizada na Unidade de Biologia Experimental, no Departamento de Biomedicina da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. O conteúdo programático será dividido em duas componentes: teórico e prático.
Componente teórica (10h)
Aprofundar o conhecimento sobre a morfologia e função dos diferentes organelos: mitocôndria, núcleo, lisossoma, peroxissoma, retículo endoplasmático liso e rugoso e Complexo de Golgi. Processos básicos ao funcionamento, e sua disfunção na doença, de célula eucariota, tais como organização do genoma, regulação da expressão génica, replicação de ADN, transcrição, tradução, produção de energia, transporte intracelular e mecanismos de sobrevivência, serão também explorados.
Componente Prática (15h)
- Preparação de amostras para observação ao microscópio de campo claro e eletrónico. Desenvolvimento de técnica histológica geral e de colorações específicas para determinados componentes intracelulares.
-Observação de preparações definitivas ao microscópio de luz visível e fluorescência.
-Identificação de estruturas intracelulares por observação de imagens de microscopia eletrónica.
-Identificação de organelos intracelulares, por observação no microscópico de fluorescência, em células geneticamente manipuladas
Regime de avaliação dos formandos
Os participantes na formação serão avaliados através de avaliação contínua não presencial e contemplará exercícios realizados online com recurso à plataforma Moodle da Universidade do Porto.
Docente Responsável: | Carlos Reguenga |
Sigla: | VCC |
Tipo de curso/ciclo de estudos: | Curso ou Formação livre |
Início: | 2019/2020 |
Duração: | 25 Horas |