A MEDICINA DOS SEGUROS corresponde à aplicação dos conhecimentos teóricos e práticos da medicina clínica, da saúde pública, da medicina do trabalho/preventiva e da medicina legal, ao mundo dos seguros privados (ramos vida e não vida) e sociais, adaptando as suas práticas às especificidades legais, jurisprudenciais e contratuais de cada contexto.
A formação universitária pré-graduada, nas áreas da saúde, não aborda a questão da medicina dos seguros e, em Portugal, não existiu, até ao presente, qualquer oferta formativa pós-graduada nesta matéria. Assim, os profissionais de saúde, muito particularmente os médicos, que trabalham em empresas seguradoras, têm como única formação a que resulta da sua prática diária, não sendo detentores de preparação académica específica que os prepare para o exercício profissional neste âmbito da intervenção em saúde. Ora, a ausência de know-how específico, designadamente no plano jurídico, impedindo uma adequada e necessária interseção entre a medicina e o direito, poderá suscitar dificuldades na prática diária. Acresce que a falta de preparação académica específica, poderá prejudicar a obtenção dos melhores resultados neste âmbito da atividade. O que se espera é que, de uma forma genérica, estes profissionais possam promover a prevenção de certas doenças e acidentes, garantir a excelência dos tratamentos médico-cirúrgicos, da reabilitação e da reintegração dos doentes, além da sua correta e justa avaliação pericial final. Mas trata-se, ainda, de uma área da saúde em expansão, pelo que nela importa investir, o que passará por um esforço de sistematização de todo o conhecimento já existente, mas ainda muito disperso.
O curso tem como OBJETIVOS: (1) Contribuir para desenvolver ou melhorar os conhecimentos, capacidades e atitudes, de forma estruturada, dos profissionais de saúde, com particular enfoque nos médicos, que se dediquem ou possam vir a dedicar-se ao trabalho em empresas seguradoras, seja na área da prevenção, médico-cirúrgica, de reabilitação/reintegração, pericial ou de predição; (2) Sensibilizar e estimular estes profissionais, para o seu envolvimento em atividades de investigação científica nesta área.
Regime de funcionamento: B-learning
Idioma de lecionação: Português
Destinatários:
Ser detentor do grau de licenciatura ou mestrado integrado em Medicina ou Medicina Dentária (excecionalmente em Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia, Serviço Social ou Direito, estas últimas na área da saúde).
Valor da Propina: 3000¤
Valor da propina estudante internacional: 4000¤
Informação para candidatura
Telf: (+351) 220 426 976
E: posgraduacao@med.up.pt
Docente Responsável: | Teresa Magalhães |
Sigla: | MDS |
Tipo de curso/ciclo de estudos: | Especialização |
Início: | 2023/2024 |
Duração: | 1 Anos |