Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início » Cursos/CE » Unidade de Formação Contínua » CB

Cursos

Cronobiologia



A unidade de formação contínua “Cronobiologia" surge como uma oferta pedagógica multidisciplinar e por isso transversal na Universidade do Porto.

Esta unidade de formação pretende oferecer aos estudantes a oportunidade de conhecerem os domínios da Cronobiologia, a ciência que estuda os ritmos biológicos, e de aplicá-los à sua principal área do saber, seja nas ciências da vida e da saúde ou até nas ciências sociais e humanas quando os seus objetivos profissionais se cruzarem com o âmbito da Cronobiologia.

O tempo cronológico, resultante da rotação da Terra sobre o seu próprio eixo, tem um impacto indiscutível na vida, na saúde e no desempenho.
Se é verdade que cada vez mais o tempo comanda a vida do dia-a-dia, paradoxalmente também é verdade que cada vez mais o indivíduo desrespeita (ou é levado a desrespeitar) o tempo e o ritmo biológico, enfrentando por isso consequências sociais e fisiológicas profundas.
A Cronobiologia, ciência dos ritmos biológicos, dedica-se a estudar a relação entre o tempo cronológico e o tempo biológico bem como os efeitos que resultam da dessincronização entre estes. A saúde mental, o sono, a reprodução, o desenvolvimento e o metabolismo, são algumas das funções comportamentais e fisiológicas afetadas pela dessincronização.

Os ritmos biológicos são produzidos endogenamente por um sistema cíclico de transcrição e tradução em que os fatores de transcrição Clock (circadian locomotor output cycles kaput) e Bmal1 (brain and muscle aryl hydrocarbon receptor nuclear translocator (ANRT)-like protein 1) ativam a transcrição de genes “relógio” centrais tais como o Period e o Cryptochrome que inibem a sua própria transcrição, produzindo um ritmo de expressão genética oscilatório, autossustentado, com um período aproximado de 24 horas, dito ritmo circadiano. 

A luz, a atividade física, a estimulação social e a nutrição são inputs ambientais, também designados por zeitgebers, que sincronizam o tempo cronológico com o tempo biológico, conferindo vantagem seletiva.
O conceito de Cronobiologia atinge pois as diversas dimensões do indivíduo: social, mental, fisiológica e molecular, que importa conhecer. De facto, o entendimento do conceito de Cronobiologia como um todo e em cada uma das suas dimensões é hoje um requisito para a compreensão do estado de saúde global do indivíduo e por isso, para a prática da medicina, desde o diagnóstico às intervenções terapêuticas personalizadas, para o entendimento de condições psíquicas e questões sociais especificamente condicionadas pelos ritmos biológicos, bem como para a investigação de mecanismos de doença e de terapêutica.

Regime de funcionamento:  Presencial

Idioma de lecionação:  Português (caso haja candidatos estrangeiros sem domínio de língua portuguesa, a Unidade de Formação Contínua será lecionada em inglês).


Destinatários: Estudantes de segundos ou terceiros ciclos de estudos da U. Porto, investigadores, docentes e técnicos de áreas relacionadas com as ciências da vida e da saúde ou com as ciências sociais e humanas quando os seus objetivos profissionais se cruzarem com o âmbito da Cronobiologia.






Contactos

Núcleo de Ensino Pós-Graduado

Telf: (+351) 220 426 976
 E: posgraduacao@med.up.pt

Dados Gerais

Docente Responsável: Elisa Keating
Sigla: CB
Tipo de curso/ciclo de estudos: Unidade de Formação Contínua
Início: 2018/2019
Duração: 40,5 Horas

Planos de Estudos

Diplomas

  • Cronobiologia (1,5 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2023-08-10 I  Página gerada em: 2024-04-22 às 09:37:00
Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Política de Captação e Difusão da Imagem Pessoal em Suporte Digital