A alimentação e nutrição do doente é o pilar onde se deve basear o tratamento médico integral desde que o doente é internado até ao momento da sua alta.
A avaliação do estado nutricional é uma aproximação exaustiva da situação nutricional do doente mediante o uso da história clínica, farmacológica e nutricional, exame físico, dados antropométricos e laboratoriais. Esta avaliação permitirá um correto diagnóstico.
O correto tratamento nutricional/dietético deve realizar-se cada vez mais de forma precoce para benefício da saúde do doente e com minimização dos custos associados aos dias de internamento. O desenvolvimento tecnológico permite hoje um melhor ajuste não só no tipo de dieta mais adequada ao doente, mas também à via de administração, ao tempo, ao material e à metodologia a utilizar. Tudo isto, fez alterar o conceito simplista de suporte nutricional pelo de tratamento nutricional ou nutrição especifica para o doente.
A terapia nutricional tem provado ser eficaz na prevenção e/ou tratamento do doente com alterações nutricionais (malnutrição) associadas a outras patologias médicas ou cirúrgicas e, portanto, capaz de reverter os efeitos deletérios decorrentes das mesmas.
Idioma de lecionação: português
Regime de frequência:
Os estudantes têm a possibilidade de optar por dois regimes de frequência: o regime Presencial e o regime à Distância. Ambos os regimes possibilitam aos estudantes o acesso às aulas através da combinação de 3 vias (presença em sala de aula, videoconferência e aula gravada) variando entre si na percentagem de acesso atribuída a cada uma destas modalidades.
Nota: casos excecionais, serão avaliados pela direção do curso.
1. No regime presencial os estudantes devem frequentar no mínimo 75% das aulas presencialmente, em sala de aula. Em casos excecionais e devidamente justificados, os restantes 25% das aulas podem ser assistidos através de videoconferência e e/ou aula gravada.
2. No regime à distância os estudantes devem frequentar no mínimo 75% das aulas através de videoconferência. Em casos excecionais e devidamente justificados, os restantes 25% das aulas podem ser assistidos em diferido através de aula gravada.
Vagas: máx: 100 (20 estudantes presenciais)/min: 20
Destinatários: Médicos
Nota: poderão ser aceites outros destinatários mediante avaliação curricular.
Condições específicas de acesso:
Licenciados ou detentores do Mestrado Integrado em Medicina.
Os candidatos serão seriados através da avaliação da média do curso e na categoria profissional.
Média de curso:
20 valores_ 80%; 19 valores_ 75%; 18 valores_ 70%; 17 valores_ 65%; 16 valores_ 60%; 15 valores_ 55%; 14 valores_ 50%; 13 valores_ 45%; 12 valores_ 40%; 11 valores_ 35%; 10 valores_ 30%.
Categoria Profissional:
Especialista 20%; IC (Interno complementar) 10%; IAC (Interno ano comum) 5%.
Critério de desempate de candidatos: será colocado o candidato com a melhor ponderação na categoria profissional
Candidaturas on-line: 1 set a 10 nov 2022
Prazo para afixação de resultados provisórios: 15 nov 2022
Modo de notificação dos candidatos: por email para o endereço eletrónico indicado na candidatura.
Audiência Prévia: 16 a 29 nov 2022
Prazo para afixação de resultados definitivos: 30 nov 2022
Modo de notificação dos candidatos: por email para o endereço eletrónico indicado na candidatura.
Prazo para a apresentação da reclamação dos candidatos: 2 dez 2022
Prazo para a publicação da decisão de reclamações: 5 dez 2022
Matrículas on-line: 6 a 16 dez 2022
Eventual colocação de suplentes: 19 dez 2022
Propina: 300¤+2¤ (seg. escolar), pago no ato da matrícula.
Duração: 32 horas
Calendarização:
7 janeiro a 25 fevereiro de 2023 aos sábados das 09h00 às 13h00. No entanto, o prazo limite para a conclusão da avaliação no Curso será a 11 de março de 2023.
Docente Responsável: | Paula Isabel Marques Simões Freitas |
Sigla: | NCMH |
Tipo de curso/ciclo de estudos: | Unidade de Formação Contínua |
Início: | 2018/2019 |
Duração: | 108 Horas |