DESCRIÇÃO
O 2º ciclo de estudos em Fisiopatologia Cardiovascular terá como objectivos principais proporcionar formação avançada e promover a investigação científica numa área das ciências da saúde da maior importância em termos de prevalência, incidência, morbilidade e mortalidade. De facto, as doenças cardiovasculares constituem a primeira causa de morte no nosso país, tal como no mundo ocidental em geral, prevendo-se que tal se mantenha nas próximas décadas.
CONDIÇÕES ESPECÍFICAS DE ACESSO AO CICLO DE ESTUDOS
Licenciados ou detentores de Mestrado Integrado em Medicina, ou noutras áreas ligadas às Ciências Biológicas e da Saúde, bem como Física, Química, Matemática e Engenharia obtida em universidades portuguesas ou estrangeiras. O Ciclo de Estudos poderá ainda aceitar licenciados ou mestres de outras origens, ouvida a Comissão Científica.
Competências Profissionais
COMPETÊNCIAS A ADQUIRIR
Espera-se que os estudantes possam tomar consciência crítica das principais questões que permanecem por resolver na área cardiovascular e que com os seus projectos de investigação possam dar resposta a algumas delas, estimulando desta forma a Investigação de Translação. Desta forma, pretende-se que as competências a adquirir pelos estudantes sejam as seguintes:
• A compreensão sistemática no domínio da Fisiopatologia Cardiovascular, nomeadamente os seus mecanismos celulares e moleculares subjacentes.
• O treino de alta qualidade num ambiente de investigação exigente mas devidamente apoiado e orientado.
• A formação em métodos e técnicas laboratoriais avançados de análise e investigação científica.
• O desenvolvimento das capacidades de procurar e interpretar informação científica complexa.
• O desenvolvimento da capacidade para conceber, projectar, adaptar e realizar um projecto de investigação respeitando as exigências impostas pelos padrões de qualidade e integridade académicas.
• O desenvolvimento da aptidão para realizar investigação original que tenham contribuído para o alargamento das fronteiras do conhecimento, parte do qual mereça a divulgação nacional ou internacional em publicações indexadas no ISI - Web of Science;
• O desenvolvimento da capacidade para interagir com equipas de investigação interdisciplinares na identificação e formulação de problemas científicos relevantes.
• Capacidade de analisar e avaliar com poder crítico literatura científica nas diferentes áreas do conhecimento da Fisiopatologia Cardiovascular.
• O desenvolvimento da capacidade de apresentar ideias e resultados científicos a audiências especializadas e não especializadas.
Informações
Toda a informação para candidatos à FMUP. Informação disponível aqui!
APRESENTAR CANDIDATURA: AQUI
Para auxiliar a submissão da Candidatura, pode consultar o Guia de Apoio (1)
Para auxiliar a submissão da Matrícula, pode consultar o Guia de Apoio (2)
CONSULTAR
VALORES PROPINAS AQUI
HORÁRIO ESCOLAR AQUI
Comentários
Acreditação do 2.º Ciclo de Estudos em Fisiopatologia Cardiovascular da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES)
2.º CE FISIOPATOLOGIA CARDIOVASCULAR Guião de Autoavaliação 18.12.2015
2.ºCE FISIOPATOLOGIA CARDIOVASCULAR_Decisão Final do Conselho de Administração da A3ES_24.01.2018
2.ºCE FISIOPATOLOGIA CARDIOVASCULAR_Relatório Preliminar da Comissão de Avaliação Externa da A3ES_04.01.2018
Contactos
Núcleo de Ensino Pós-Graduado
Telf: (+351) 220 426 976
E: posgraduacao@med.up.pt