Na atualidade a promoção da saúde e a abordagem da doença constituem áreas iminentemente científicas e tecnológicas, nas quais a ação baseada na evidência tem vindo a reclamar a otimização das intervenções técnicas. Desta forma, a aprendizagem dos mecanismos explicativos de doença e linhas orientadoras da sua intervenção revestem-se de uma importância crucial, que justificam a elevada preponderância que estes temas assumem no ensino nas áreas da saúde.
A relação do profissional de saúde com o doente que pretende ajudar, tem assumido, frequentemente, um papel secundário na abordagem terapêutica. A observação do doente para além dos sintomas, a comunicação explícita e implícita e o papel do técnico de saúde perante a pessoa fragilizada são considerados parte da Arte da Medicina e, talvez por isso, interpretados como “vocação” e não com alvo de aprendizagem.
Tradicionalmente, o ensino das técnicas de comunicação nos currículos médicos foi realizado de modo informal sem focar especificamente as competências de comunicação <i< per se. Nos últimos anos, observa-se um interesse crescente nas competências de comunicação na relação clínica, evidenciando-se a necessidade de ensinar e medir estas aptidões específicas. Diversos estudos atuais revelam que a relação criada entre o profissional de saúde e o doente tem reflexo não só no grau de satisfação e confiança do doente, como também em indicadores médicos como a glicemia e a tensão arterial e na adesão terapêutica aumentada. Verifica-se, também, que a relação contruída influencia os custos económicos na área da saúde, associando-se a uma boa relação médico-doente a uma diminuição da requisição de exames auxiliares e da referenciação para outras especialidades.
Desta forma, este curso propõe-se a ensinar as competências e técnicas necessárias para a construção da relação terapêutica, quer no contexto da consulta ordinária quer em algumas situações específicas que se constituem com desafios à nossa capacidade para lidar com os nossos doentes.
Corpo docente:
Irene Carvalho
Margarida Figueiredo Braga
Ivone Castro Vale
Vanessa Garrido Pais
Raquel Martins
Dilermano Sobral
Raquel Pedrosa
Idioma de lecionação: português
Regime de funcionamento: presencial
Vagas: máx: 12/mín.: 10
Condições de acesso:
Licenciatura ou Mestrado integrado em Medicina, Enfermagem, Psicologia Clínica, Fisioterapia, Terapia da Fala e Terapia Ocupacional, Nutrição ou em outras áreas da Saúde.
Critérios de selecção e seriação e respetiva ponderação (%):
Avaliação curricular (90%)
Entrevista se necessária (10%)
Critérios de desempate:
. Curriculum Vitae (50%)
. Experiência Clinica (30%)
. Investigação na área (10%)
. Entrevista (10%)
Candidaturas on-line: 1.06 a 10.09.2021
Afixação de resultados provisórios: 13.09.2021
Modo de notificação dos resultados: por e-mail para o endereço eletrónico indicado na candidatura
Audiência prévia: 14 a 27.09.2021
Afixação de resultados definitivos: 28.09.2021
Modo de notificação dos resultados: por e-mail para o endereço eletrónico indicado na candidatura
Apresentação de reclamação dos candidatos: 29.09.2021
Publicação da decisão de reclamações: 1.10.2021
Matricula on-line: 4 a 11.10.2021
Eventual colocação de suplentes: 12.10.2021
PROPINA
Valor da propina e data limite do respectivo pagamento:
A propina total está fixada no valor de 900,00¤+2¤ de seguro escolar, devendo o seu pagamento ser efectuado da seguinte forma:
a) No acto da inscrição: 300,00¤+2¤ de seguro escolar;
b) No final do 1º trimestre: 300,00¤;
c) No final do 2º trimestre: 300,00¤.
Calendário: 15 de outubro de 2021 a 16 de julho de 2022
Horário: as aulas decorrerão às sextas-feiras (17h00-22h00) todas as semanas e alguns sábados (9h00-13h00).
Local: Unidade de Psicologia Médica (22-5513672) - piso 2 CHSJ (ao lado do refeitório)
Código Oficial: | 1007 |
Docente Responsável: | Margarida Braga |
Sigla: | PGCCC |
Tipo de curso/ciclo de estudos: | Especialização |
Início: | 2007/2008 |
Duração: | 1 Anos |