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Informações

Formação em Avaliação de Necessidades no Idoso: Camberwell Assessment of Need for the Elderly (CANE)

Uma população envelhecida apresenta frequentemente necessidades complexas, resultantes da coexistência de incapacidades, doenças físicas e problemas sociais. A avaliação efetiva destas múltiplas necessidades é particularmente difícil sem o recurso a um método estandardizado que possibilite a sua avaliação compreensiva e sistemática. Neste contexto, o Camberwell Assessment of Need for the Elderly (CANE) surgiu como um instrumento de avaliação de necessidades centrado na Pessoa. O seu enquadramento teórico é o modelo bio-psico-social, permitindo uma abordagem holística, multidimensional e cruzada (incluindo as perspetivas do idoso, cuidador informal e técnico responsável) dos problemas do idoso nas áreas social, médica, psicológica e ambiental. Possibilita ainda a avaliação de necessidades de informação e sofrimento psicológico do cuidador.

Constitui igualmente uma forma de avaliação de resultados (pode ser a base de avaliação e monitorização da efetividade de um plano personalizado de cuidados), de acordo com uma abordagem estruturada e relativamente simples (é aplicável por qualquer profissional competente da área da saúde, desde que com formação e treino prévio associado). A utilização do CANE é possível em contextos diversos: clínico, investigação ou avaliação de serviços.

Atendendo à necessidade contínua de atualizar conhecimentos e providenciar treino prático e avançado aos profissionais de saúde, esta unidade de formação contínua visa desenvolver competências e treino específico na avaliação de necessidades.

Objetivos

  • Desenvolver e melhorar conhecimentos teóricos, competências práticas e atitudes necessárias à avaliação holística das necessidades do idoso;
  • Compreender os conceitos relevantes de necessidades, nomeadamente necessidade coberta e não coberta;
  • Compreender o enquadramento teórico do Camberwell Assessment of Need for the Elderly (CANE);
  • Conhecer o instrumento de avaliação CANE, bem como os seus procedimentos de aplicação e cotação segundo os diferentes tipos e contextos de saúde;
  • Treinar competências técnicas e práticas para a administração, cotação e interpretação do instrumento CANE;
  • Identificar e resolver situações desafiantes durante a avaliação de necessidades nas diferentes perspetivas;
  • Adquirir conhecimentos e competências básicas para definir áreas de intervenção em resposta às necessidades identificadas.

Competências Profissionais

No final da unidade de formação contínua, os formandos deverão ser capazes de:
  • Demonstrar conhecimento e competências para a avaliação holística de necessidades em diversos contextos;
  • Compreender a importância dos conceitos de necessidades na melhoria dos cuidados de saúde e qualidade de vida dos idosos;
  • Identificar os objetivos da avaliação de necessidades;
  • Ser capaz de aplicar o Camberwell Assessment of Need for the Elderly (CANE) de forma autónoma em diferentes tipos e contextos de saúde;
  • Compreender e integrar as diferentes perspetivas na avaliação de necessidades;
  • Identificar e controlar situações desafiantes durante o processo de avaliação de necessidades;
  • Demonstrar conhecimento e competências na análise das problemáticas no contexto de avaliação de necessidades;
  • Desenhar um plano de intervenção baseado na identificação de necessidades, incluindo a definição de objetivos de intervenção.

Informações

Vagas por edição: 20 (máx.)/10 (mín.)

Regime de frequência: presencial

Destinatários:
Médicos, Enfermeiros, Psicólogos, Assistentes Sociais, Gerontólogos e profissionais ou investigadores nas áreas da saúde e social.

Condições especificas de acesso: 
Licenciados ou detentores do Mestrado Integrado em Medicina, Enfermagem, Psicologia, Serviço Social, Gerontologia e noutras áreas das Ciências da Saúde.

Titulares de graus obtidos em universidades estrangeiras poderão ser admitidos, após avaliação curricular pela Comissão Científica do curso.

Critérios de seleção e seriação dos candidatos e respetivas ponderações:

Avaliação curricular (AC) - 50%

  • Percurso curricular prévio com licenciatura pré-Bolonha ou mestrado integrado na área da saúde com classificação final de 10 valores – 10 pontos.
  • Por cada valor adicional à classificação final de 10 valores - mais 1 ponto por valor.

Experiência profissional (EPR) - 50%

  • Ausência de experiência profissional na área da saúde – 0 pontos.
  • Até dois anos de experiência profissional na área da saúde – 3 pontos.
  • Mais de dois anos de experiência profissional na área da saúde – 5 pontos.

A fórmula de cálculo da classificação final (em percentagem): AC/20*50% + EPR/5*50%.

Em caso de empate, será colocado o candidato que tiver melhor média de conclusão do curso, seguido do ano mais recuado de conclusão do curso.

Candidaturas on-line:
1ª edição: 15 mai a 9 set 2019
2ª edição: 14 out 2019 a 28 fev 2020
                
Afixação de resultados provisórios:
1ª edição: 19 set 2019
2ª edição: 6 março 2020
Modo de notificação dos candidatos: por e-mail

Audiência Prévia:
1ª edição: 20 set a 4 out 2019
2ª edição: 9 a 20 março 2020

Afixação de resultados definitivos:
1ª edição: 9 out 2019
2ª edição: 30 de março 2020
Modo de notificação dos candidatos: por e-mail

Apresentação de reclamação de resultados: 
1ª edição: 10 out 2019
2ª edição: 31 de março 2020

Publicação da decisão de reclamações:
1ª edição: 11 out 2019
2ª edição: 3 de abril 2020

Matrículas on-line: 
1ª edição: 14 a 28 out 2019
2ª edição: 6 a 23 abril 2020

Prazo para eventual colocação de suplentes:
1ª edição: 29 out 2019
2ª edição: 24 de abril 2020

Propina:
250¤+2¤ seguro escolar, pagamento no ato da matrícula.

Calendário:
1ª edição: 9 e 16 novembro 2019 (sábados das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00)

2ª edição: a data foi alterada para 9 e 16 de maio de 2020(sábados das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00)

Local: FMUP (aguardamos informação acerca da sala)



Comentários

Para auxiliar a submissão da Candidatura, pode consultar o Guia de Apoio (1).

CANDIDATURAS AQUI


Para auxiliar a realização da Matrícula/Inscrição, pode consultar o Guia de Apoio (2).

REALIZAR MATRÍCULA / INSCRIÇÃO AQUI

Contactos

Informações:
Área da Educação Continua
Tel.: 220426957
e-mail: educacaocontinua@med.up.pt

Dados Gerais

Docente Responsável: Lia Fernandes
Sigla: FANICANE
Tipo de curso/ciclo de estudos: Unidade de Formação Contínua
Início: 2019/2020
Duração: 67,5 Horas

Planos de Estudos

Edições

Diplomas

  • Formação em Avaliação de Necessidades no Idoso: Camberwell Assessment of Need for the Elderly (CANE) ( Créditos ECTS)

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