Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
FMUP
Você está em: Início » Cursos/CE » Mestrado » MMOM
Autenticação




Esqueceu-se da senha?

Informações

Mestrado em Medicina e Oncologia Molecular

DESCRIÇÃO

O Segundo Ciclo de Estudos (Mestrado) compõe-se de uma parte letiva, com unidades curriculares nucleares e opcionais. Nelas, podem incluir-se a frequência de seminários ou cursos e a realização de estágios de curta duração em diversas instituições.

Espera-se que a interdisciplinaridade das atividades dessa parte letiva permita o reconhecimento de áreas específicas de interesse e seja geradora de ideias e problemas que venham a ser ponto de partida para a elaboração do projeto de estudo que servirá de base à elaboração de uma dissertação e à obtenção do respetivo grau académico.

A sua concretização poderá ser feita em instituições que colaboram com o Mestrado ou em outras, devidamente qualificadas e consideradas adequadas pela comissão científica.

O Mestrado é organizado pela Faculdade de Medicina do Porto (FMUP), em articulação com o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), o IPATIMUP e o IBMC/INEB, agora associados no I3S, Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, o Centro Hospitalar Universitário S. João e o Instituto Português de Oncologia do Porto.

Tópicos dos conteúdos programáticos: Biologia Molecular, Ciclo Celular e Apoptose, Genética Humana e Doença, Oncobiologia, Citogenética Molecular, Angiogénese na Inflamação e Cancro, Farmacogenómica e Epidemiologia Molecular, Insuficiência Cardíaca, Epigenética e cancro, Patologia Endócrina, Gerontologia, Técnicas de Biologia Molecular (módulo prático).

O Mestrado tem importante pendor laboratorial. Propõe-se ainda consolidar conhecimentos no domínio biomédico, despertar o interesse pelo seu aprofundamento e encorajar atitudes de colocação de problemas e da sua resolução, desenho de estratégias e aplicação de métodos da Biologia Molecular.



CONDIÇÕES ESPECÍFICAS DE ACESSO AO CICLO DE ESTUDOS

1— Está especialmente destinado a detentores de licenciatura em Ciências da Vida (no que se incluem, entre outras, Biologia, Bioquímica, Ciências do Meio Aquático, Ciências Farmacêuticas, Ciências Básicas da Saúde, Medicina, Medicina Dentária, Medicina Veterinária, Microbiologia, Tecnologias da Saúde e outras ciências afins), com a classificação mínima de 14 valores, obtida em instituições portuguesas de Ensino Superior ou com habilitação legalmente equivalente.

2— Poderão ser admitidos ao Ciclo de Estudos os licenciados com classificação inferior a 14 valores, após avaliação curricular pela comissão científica.

3 — Titulares de graus atribuídos por universidades estrangeiras poderão também ser admitidos, após avaliação curricular, pela comissão científica.



UNIDADES CURRICULARES SINGULARES/SINGULAR COURSE UNITS 2019/2020


Objetivos

O Segundo Ciclo de Estudos em Medicina e Oncologia Molecular propõe-se consolidar conhecimentos no domínio biomédico, despertar o interesse pelo seu aprofundamento e encorajar atitudes de colocação de problemas e da sua resolução, desenho de estratégias e aplicação de métodos da Biologia Molecular.

Está orientado para a prática laboratorial, em atenção à obrigatoriedade da UC «Técnicas de Biologia Molecular» de tipo «hands on», à elaboração de uma dissertação baseada em trabalho laboratorial e por isso ser realizada em ambiente de laboratório de investigação.

Assim, um mestre em Medicina e Oncologia Molecular possui habilitações laboratoriais substanciais, tem capacidade para interpretar publicações científicas da especialidade, organizar um texto científico e disseminá-lo entre os pares com linguagem própria.


Áreas de Especialização

Medicina e Oncologia Molecular.

Competências Profissionais

Análise da literatura científica numa área particular.

Conhecimento integrado de assuntos emergentes da Medicina e Oncologia Moleculares.

Colocação de problemas científicos e desenho de estratégias metodológicas para a sua resolução.

Domínio de técnicas de uso corrente em laboratórios de Biologia Molecular.

Organização de um manuscrito de divulgação de uma investigação.


Saídas Profissionais

Carreira científica
Ensino científico
Técnico em laboratório clínico ou de investigação.

Informações

CANDIDATURAS MESTRADOS E DOUTORAMENTOS –TODAS AS INFORMAÇÕES 2019/2020


HORÁRIO – 2019/2020


Comentários

Para auxiliar a submissão da Candidatura, pode consultar o Guia de Apoio (1)

CANDIDATURAS AQUI



Para auxiliar a submissão da Matrícula, pode consultar o Guia de Apoio (2)

REALIZAR MATRÍCULA /INSCRIÇÃO AQUI




Acreditação do 2.º Ciclo de Estudos em Medicina e Oncologia Molecular da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES)

2.º CE MEDICINA E ONCOLOGIA MOLECULAR Guião de Autoavaliação 18.12.2015

2.º CE MEDICINA E ONCOLOGIA MOLECULAR_Relatório Preliminar da Comissão de Avaliação Externa da A3ES_12.01.2018

2.º CE MEDICINA E ONCOLOGIA MOLECULAR Decisão Final do Conselho de Administração da A3ES 06.02.2018


Contactos

INFORMAÇÕES

Departamento de Apoio à Investigação e à Pós-Graduação da FMUP

Tel.: 220 426 959 - E.mail: daipg@med.up.pt

E-mail do programa: mom@med.up.pt  

Toda a informação para candidatos à FMUP. Informação disponível aqui!

Dados Gerais

Código Oficial: 6194
Diretor: Henrique Almeida
Sigla: MMOM
Grau Académico: Mestre
Tipo de curso/ciclo de estudos: Mestrado
Início: 2004/2005
Duração: 2 Anos

Planos de Estudos

Diplomas

  • Mestrado em Medicina e Oncologia Molecular (90 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Medicina e Oncologia Molecular (46,5 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Recomendar Página Voltar ao Topo