Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
FMUP
Você está em: Início » Cursos/CE » Doutoramento » PDMOM
Autenticação




Esqueceu-se da senha?

Informações

Programa Doutoral em Medicina e Oncologia Molecular

DESCRIÇÃO

O plano de estudos é constituído por uma parte letiva inicial e pelo desenvolvimento de um projeto de investigação original. Da parte lectiva fazem parte unidades curriculares nucleares e opcionais. Incluem seminários, sessões de índole geral ou focadas em problemas científicos concretos e é facultada a realização de cursos e estágios em instituições diversas. O formato dessa parte lectiva é adaptável pela comissão científica do PD a cada aluno, procurando corresponder aos seus objetivos específicos.

Espera-se que a interdisciplinaridade da parte letiva e a relação permanente entre a medicina, a oncologia, a biologia e a genética moleculares, permitam formular problemas de natureza médica, que sejam ponto de partida para a elaboração do projeto de doutoramento. A sua concretização poderá ser feita em quaisquer instituições que colaboram com o PD ou em outras, consideradas adequadas pelo doutorando, o seu orientador e a comissão científica do PD.

O PD é organizado pela Faculdade de Medicina do Porto (FMUP) em colaboração com o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) e em articulação com o Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (IPATIMUP), o Instituto de Biologia Molecular e Celular/Instituto de Engenharia Biomédica (IBMC/INEB), agora associados no I3S, Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, o Centro Hospitalar Universitário S. João e o Instituto Português de Oncologia do Porto.

Tópicos do ano letivo: Biologia Molecular, Ciclo Celular e Apoptose, Genética Humana e Doença, Oncobiologia, Citogenética Molecular, Angiogénese na Inflamação e no Cancro, Farmacogenómica e Epidemiologia Molecular, Insuficiência Cardíaca, Epigenética e Cancro, Patologia Endócrina, Gerontologia, Técnicas de Biologia Molecular (módulo prático, «hands on»).

 

Condições específicas de candidatura

1. Licenciados nas áreas de Medicina, Medicina Dentária e Medicina Veterinária, ou os detentores do Mestrado Integrado nessas áreas, de acordo com as regras do Processo de Bolonha, obtido em universidades portuguesas.

2. Licenciados ou mestres nas mesmas áreas mas originários de outras instituições, com habilitação legalmente equivalente e ouvida a comissão científica.


 


Objetivos

 O 3º Ciclo de Estudos em MOM propõe-se preparar «medical scientists» para o presente e o futuro. Para tal, procurará criar condições para a aprendizagem da chamada Nova Medicina (ou Medicina Personalizada), integrando o conhecimento médico com a linguagem e as ferramentas da Biologia Molecular, aplicadas ao exercício do diagnóstico, terapêutica e prognóstico.

Desta forma, o PD visa gerar condições propícias à realização de um projecto de investigação clínica ou de translação, com recurso a métodos moleculares, que servirá de base à dissertação, necessária à obtenção do Grau.


Áreas de Especialização

Medicina e Oncologia Molecular


Competências Profissionais

Compreensão sistemática de um domínio da Medicina e Oncologia Molecular

Capacidade para projectar e realizar uma investigação científica seguindo padrões de qualidade e integridade académica internacionalmente aceites

Habilitação para fazer uma avaliação crítica de conhecimento novo ou ideias inovadoras.

Capacidade para comunicar com os pares e com a sociedade em geral, usando linguagem adequada.


Informações

CANDIDATURAS MESTRADOS E DOUTORAMENTOS –TODAS AS INFORMAÇÕES 2019/2020


HORÁRIO – 2019/2020


Comentários

Para auxiliar a submissão da Candidatura, pode consultar o Guia de Apoio (1)

CANDIDATURAS AQUI

 

Para auxiliar a submissão da Matrícula, pode consultar o Guia de Apoio (2)


REALIZAR MATRÍCULA /INSCRIÇÃO AQUI


 Acreditação do 3.º Ciclo de Estudos em Medicina e Oncologia Molecular das Faculdades de Medicina e Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar da Universidade do Porto pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES)

3.º CE MEDICINA E ONCOLOGIA MOLECULAR (FMUP+ICBAS) Guião de Autoavaliação 18.12.2015

3.º CE MEDICINA E ONCOLOGIA MOLECULAR (FMUP+ICBAS)_Decisão Final do Conselho de Administração da A3ES_10.04.2018

3.º CE MEDICINA E ONCOLOGIA MOLECULAR (FMUP+ICBAS)_Relatório preliminar da CAE _ 3º C Medicina e Oncologia Molecular_26.03.2018


Contactos

Informações

Departamento de Apoio à Investigação e à Pós-Graduação da FMUP

Tel.: 220 426 959 - E.mail: daipg@med.up.pt


E-mail do PD: mom@med.up.pt 

Toda a informação para candidatos à FMUP. Informação disponível aqui!

Dados Gerais

Código Oficial: 5196
Diretor: Henrique Almeida
Sigla: PDMOM
Grau Académico: Doutor
Tipo de curso/ciclo de estudos: Doutoramento
Início: 2007/2008
Duração: 4 Anos

Planos de Estudos

Unidades Orgânicas Envolvidas

Diplomas

  • Doutoramento em Medicina e Oncologia Molecular (210 Créditos ECTS)
  • Curso de Doutoramento em Medicina e Oncologia Molecular (não conferente de grau) (30 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Recomendar Página Voltar ao Topo