Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
FMUP
Você está em: Início » Oferta Formação » Mestrado » MCOO
Autenticação




Esqueceu-se da senha?

Mestrado em Cirurgia Ortognática e Ortodontia

DESCRIÇÃO

Se no passado o bom desempenho profissional estava normalmente associado ao prestígio da Escola onde o diploma era obtido, no tempo presente, em contante mudança, tal já não é o suficiente e por isso, se tem vindo a valorizar progressivamente, profissionais com múltiplas competências (soft skills adquiridas por experiencias profissionais ou por formações de curta duração, em setores core da atividade profissional).
A seleção de profissionais deixou, portanto, de ser exclusivamente em função do grau académico, passando no presente, pela valorização das capacidades demonstradas na resposta a desafios, razão pela qual integrar na aprendizagem contínua a frequência de pós-graduações em que se transmitam conhecimentos teóricos aliados à prática profissional, constituem hoje uma mais valia, reforçando assim os conhecimentos adquiridos aquando da licenciatura.
Nos mestrados integram-se novas competências práticas, diferenciadoras, e, em simultâneo, vivencia-se uma real perspetiva profissional. Tal aplica-se à generalidade dos mestrados das mais diferentes áreas profissionais, nomeadamente de Medicina.
Ora, como a maioria das licenciaturas ou mestrados integrados não estão suficientemente estruturados para fornecer hard e soft skills, no caso da Cirurgia Ortognática e Ortodontia, a frequência do MCOO na sua essência, permitirá aos estudantes (médicos e médicos dentistas), adquirir mais e maiores conhecimentos nesta área clínica, o que alem de contribuir para a uma melhor realização profissional, os colocará em posição de vantagem face aos seus pares.
A frequência do Mestrado em Cirurgia Ortognática e Ortodontia, alargando conhecimentos teóricos associados à experiência clínica, fornecerá aos profissionais da saúde que o frequentem, oriundos de diferentes áreas clínicas, uma visão mais ampla destes ramos de especialização em medicina e medicina dentária. Por outro lado, decorrendo o MCOO num ambiente e em condições verdadeiramente excecionais, simultaneamente numa faculdade de medicina e num centro hospitalar universitário, permitirá a atualização a nível clinico, facilitando a expansão de saberes e de conhecimentos interdisciplinares e, em simultâneo, incentivará o gosto pela pesquisa e pela investigação.



CONDIÇÕES ESPECÍFICAS DE ACESSO AO CICLO DE ESTUDO

1 - São admitidos à candidatura para matrícula no Ciclo de Estudos, os Licenciados ou Mestres em Medicina (com formação em cirurgia plástica, maxilo-facial e estomatologia), e em Medicina Dentária, portadores de diplomas obtidos em universidades portuguesas, ou com habilitação equivalente, legalmente demonstrada.

2 - Poderão ainda ser admitidos à candidatura para matrícula no Ciclo de Estudos, os Licenciados e Mestres de outras áreas clinicas, após avaliação curricular pela comissão científica.

3 - Após avaliação curricular pela comissão científica, titulares de graus por universidades estrangeiras poderão tambem ser admitidos à candidatura, tal como os detentores de currículo académico, científico ou profissional, demonstrativo de capacidade para a realização do ciclo de estudos,

4 - Uma vez que parte do mestrado em Cirurgia Ortognática e Ortodontia decorre em ambiente clínico hospitalar, os estudantes deverão obrigatoriamente estar inscritos, com plenos direitos, nas respetivas Ordens Profissionais portuguesas e serem titulares de seguro de responsabilidade civil para profissionais, devidamente atualizados.

 

 


Informações

CANDIDATURAS MESTRADOS E DOUTORAMENTOS –TODAS AS INFORMAÇÕES 2019/2020

 

HORÁRIO – 2019/2020


Comentários

Para auxiliar a submissão da Candidatura, pode consultar o Guia de Apoio (1)

CANDIDATURAS AQUI

Para auxiliar a submissão da Matrícula, pode consultar o Guia de Apoio (2)

REALIZAR MATRÍCULA /INSCRIÇÃO AQUI


Resultado da Avaliação do 2.º Ciclo de Estudos em Cirurgia Ortognática e Ortodontia da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES)

2.º CE CIRURGIA ORTOGNATICA E ORTODONTIA_Guião de Autoavaliação 22.12.2015

2.º CE CIRURGIA ORTOGNATICA E ORTODONTIA_Relatório Preliminar da CAE_12.01.2018

2.º CE CIRURGIA ORTOGNATICA E ORTODONTIA_Pronúncia ao Relatório Preliminar da CAE_02.02.2018

2.º CE CIRURGIA ORTOGNATICA E ORTODONTIA_Relatório final da CAE_15.06.2018

2.º CE CIRURGIA ORTOGNATICA E ORTODONTIA_Decisão do CA_15.06.2018

2.º CE CIRURGIA ORTOGNATICA E ORTODONTIA_Relatório follow up_27.06.2019

2.º CE CIRURGIA ORTOGNATICA E ORTODONTIA_Decisão do CA_16.07.2019


Contactos

INFORMAÇÕES

Departamento de Apoio à Investigação e à Pós-Graduação da FMUP

Tel.: 220 426 959
E.mail - daipg@med.up.pt


Toda a informação para candidatos à FMUP. Informação disponível aqui!

Dados Gerais

Código Oficial: 6050
Diretor: José Manuel Amarante
Sigla: MCOO
Grau Académico: Mestre
Tipo de curso/ciclo de estudos: Mestrado
Início: 2003/2004
Duração: 4 Semestres

Planos de Estudos

Diplomas

  • Cirurgia Ortognática e Ortodontia - Especialização em Ortodontia (120 Créditos ECTS)
  • Cirurgia Ortognática e Ortodontia - Especialização em Cirurgia Ortognática (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado (não conferente de grau) Cirurgia Ortognática e Ortodontia - Especialização em Ortodontia (63 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado (não conferente de grau) Cirurgia Ortognática e Ortodontia - Especialização em Cirurgia Ortognática (68 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Recomendar Página Voltar ao Topo