DESCRIÇÃO
O 2º ciclo de estudos em Fisiopatologia Cardiovascular terá como objectivos principais proporcionar formação avançada e promover a investigação científica numa área das ciências da saúde da maior importância em termos de prevalência, incidência, morbilidade e mortalidade. De facto, as doenças cardiovasculares constituem a primeira causa de morte no nosso país, tal como no mundo ocidental em geral, prevendo-se que tal se mantenha nas próximas décadas.
CONDIÇÕES ESPECÍFICAS DE ACESSO AO CICLO DE ESTUDOS
Licenciados ou detentores de Mestrado Integrado em Medicina, ou noutras áreas ligadas às Ciências Biológicas e da Saúde, bem como Física, Química, Matemática e Engenharia obtida em universidades portuguesas ou estrangeiras. O Ciclo de Estudos poderá ainda aceitar licenciados ou mestres de outras origens, ouvida a Comissão Científica.
Competências Profissionais
COMPETÊNCIAS A ADQUIRIR
Espera-se que os estudantes possam tomar consciência crítica das principais questões que permanecem por resolver na área cardiovascular e que com os seus projectos de investigação possam dar resposta a algumas delas, estimulando desta forma a Investigação de Translação. Desta forma, pretende-se que as competências a adquirir pelos estudantes sejam as seguintes:
• A compreensão sistemática no domínio da Fisiopatologia Cardiovascular, nomeadamente os seus mecanismos celulares e moleculares subjacentes.
• O treino de alta qualidade num ambiente de investigação exigente mas devidamente apoiado e orientado.
• A formação em métodos e técnicas laboratoriais avançados de análise e investigação científica.
• O desenvolvimento das capacidades de procurar e interpretar informação científica complexa.
• O desenvolvimento da capacidade para conceber, projectar, adaptar e realizar um projecto de investigação respeitando as exigências impostas pelos padrões de qualidade e integridade académicas.
• O desenvolvimento da aptidão para realizar investigação original que tenham contribuído para o alargamento das fronteiras do conhecimento, parte do qual mereça a divulgação nacional ou internacional em publicações indexadas no ISI - Web of Science;
• O desenvolvimento da capacidade para interagir com equipas de investigação interdisciplinares na identificação e formulação de problemas científicos relevantes.
• Capacidade de analisar e avaliar com poder crítico literatura científica nas diferentes áreas do conhecimento da Fisiopatologia Cardiovascular.
• O desenvolvimento da capacidade de apresentar ideias e resultados científicos a audiências especializadas e não especializadas.
Informações
CANDIDATURAS MESTRADOS E DOUTORAMENTOS –TODAS AS INFORMAÇÕES 2019/2020
HORÁRIO – 2019/2020
Comentários
Para auxiliar a submissão da Candidatura, pode consultar o Guia de Apoio (1)
CANDIDATURAS AQUI
Para auxiliar a submissão da Matrícula, pode consultar o Guia de Apoio (2)
Acreditação do 2.º Ciclo de Estudos em Fisiopatologia Cardiovascular da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES)
2.º CE FISIOPATOLOGIA CARDIOVASCULAR Guião de Autoavaliação 18.12.2015
2.ºCE FISIOPATOLOGIA CARDIOVASCULAR_Decisão Final do Conselho de Administração da A3ES_24.01.2018
2.ºCE FISIOPATOLOGIA CARDIOVASCULAR_Relatório Preliminar da Comissão de Avaliação Externa da A3ES_04.01.2018
Contactos
Área da Pós-Graduação Conferentes de Grau (Mestrados e Doutoramentos)
Telf: (+351) 220 426 976
E: posgraduacao@med.up.pt
Informações e contactos
Toda a informação para candidatos à FMUP. Informação disponível aqui!