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Mindfulness em Contextos de Saúde

Desde 1979 que o Mindfulness foi introduzido com êxito nos EUA como meio terapêutico para diferentes problemas psicológicos e em diferentes contextos. Surgindo inicialmente como um método de intervenção direcionado para pessoas com elevados níveis de ansiedade, depressão e dor crónica, a abordagem Mindfulness foi posteriormente aplicada a diversos contextos, nomeadamente em profissionais de Saúde. A eficácia de abordagens Mindfulness e os mecanismos neurobiológicos subjacentes têm sido demonstrados em publicações cujo número tem aumentado exponencialmente, ultrapassando as 600 (indexadas na PUBMED) apenas no ano de 2016. O interesse pelo Mindfulness tem-se difundido em múltiplas áreas da saúde e tem dado lugar ao desenvolvimento de cursos em diversas Universidades como Massachussets, Harvard, San Diego, Los Angeles, Oxford, Bangor, Complutense de Madrid, etc.

A implementação do Mindfulness em Portugal ainda se encontra numa fase incipiente, o que poderá atribuir-se à falta de formações em Mindfulness no contexto Universitário. A procura crescente de cursos de qualidade ministrados por profissionais portugueses certificados em Mindfulness e a enorme evolução do Mindfulness no mundo anglo-saxónico são argumentos sólidos para a criação e consolidação deste tipo de formações.

Atendendo a que os profissionais de saúde são uma população particularmente sujeita a desgaste emocional e as elevadas incidências de problemas de stress nesta população justifica que o curso seja direcionado para esta população específica e que tal seja feito numa perspetiva vivencial e direcionada para a atividade clinica.

Objetivos

  • Desenvolver as competências, conhecimentos e atitudes necessárias para, através da prática pessoal, teoria e aplicações do Mindfulness, promover a Saúde Mental holística e ambiental e o bem-estar pessoal;
  • Promover a gestão adequada do stress;
  • Dar a conhecer as técnicas de Mindfulness e os seus pormenores e variantes de aplicação na prática clinica, de modo a que o profissional de saúde possa implementar as referidas abordagens na prática clinica.

Competências Profissionais

Conhecimentos, competências e aptidões que os estudantes devem alcançar:

  • Adquirir conhecimentos sobre Mindfulness como conceito, teoria e metodologia;
  • Perceber a importância da prática pessoal de modo a que o Mindfulness possa funcionar como uma prática vivencial diária de desenvolvimento pessoal (e não apenas como técnica experimental ou de intervenção);
  • Conhecer as intervenções baseadas em Mindfulness aplicadas desde há algumas décadas no mundo anglo-saxónico e posteriormente noutros países e cujos resultados estão consolidados pela investigação científica;
  • Ser capaz de contextualizar as intervenções baseadas em Mindfulness no contexto das terapias psicológicas;
  • Conhecer os fundamentos neurobiológicos do Mindfulness assim como as principais linhas de investigação em torno do Mindfulness na área das Neurociências;
  • Ser capaz de construir, aplicar e avaliar protocolos de atuação baseados em Mindfulness em contextos  de saúde.

 


Informações

Vagas: Nº mínimo 12 /Máx. 24

Destinatários:
Médicos, Médicos Dentistas, Enfermeiros, Psicólogos, outros profissionais de saúde e Licenciados em Ciências da Saúde.

Condições especificas de acesso:

Licenciados em Medicina ou detentores do Mestrado Integrado em Medicina, em universidades portuguesas, ou com habilitação legalmente equivalente. Licenciados ou Mestres noutras áreas de Ciências da Saúde, nomeadamente Enfermagem, Medicina Dentária e Psicologia. Licenciados em Ciências da Saúde.
Os titulares de graus obtidos em universidades estrangeiras poderão ser admitidos, após avaliação curricular pela comissão científica do curso.

É recomendável a participação (prévia ou concomitante) num programa estruturado de Mindfulness, nomeadamente MBSR (Mindfulness-Based Stress Reduction) ou MBCT (Mindfulness-Based Cognitive Therapy), dado que fornecerá a fundamentação vivencial que é necessária à aplicação do Mindfulness em contextos clínicos.

Critérios de seleção, seriação e desempate:

Os candidatos à formação serão seleccionados e seriados tendo em conta a pontuação obtida pela ponderação dos critérios estabelecidos na seguinte tabela:

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO E SERIAÇÃO

 

Candidaturas on-line: 11 a 25.06.2019

     . prolongamento da data:  até ao dia 21.07.2019

Prazo para afixação de resultados provisórios: 28.06.2019

    . alteração da data: 25.07.2019

 Audiência Prévia: 1 a 12.07.2019

    . alteração da data: 26.07 a 8.08.2019

Afixação de resultados definitivos: 17.07.2019

    . alteração da data: 12.08.2019

Modo de notificação dos candidatos: On-line na página da FMUP

Apresentação da reclamação dos candidatos: 19.07.2019

    . alteração da data: 13.08.2019


Publicação da decisão de reclamações: 22.07.2019

    . alteração da data: 14.08.2019

Matrículas on-line: 23 a 29.07.2019

     . alteração da data: 16.08 a 13.09.2019

Eventual colocação de suplentes: 31.07.2019

       . alteração da data: 17.09.2019


Calendarização: 

Datas: 26/10; 09/11; 23/11; 07/12; 21/12; 04/01; 18/01; 01/02*

Horário: 9h-13h30 (no dia 1/02 as aulas decorrerão entre as 14h30 e as 16h).


Regime de frequência:
presencial

Local: FMUP
(aguardamos informação acerca da sala)


Valor total da propina:
350¤ + 2¤ (seguro escolar), a pagar no ato da matrícula.


Comentários

Para auxiliar a submissão da Candidatura, pode consultar o Guia de Apoio (1).

CANDIDATURAS AQUI


Para auxiliar a realização da Matrícula/Inscrição, pode consultar o Guia de Apoio (2).

REALIZAR MATRÍCULA / INSCRIÇÃO AQUI

Contactos

Informações:
Departamento de Apoio à Investigação e à Pós-Graduação da FMUP
Educação Continua
Tel.: 220426957
e-mail: educacaocontinua@med.up.pt

Dados Gerais

Docente Responsável: Isaura Tavares
Sigla: MCS
Tipo de curso/ciclo de estudos: Curso de Formação Contínua
Início: 2019/2020
Duração: 108 Horas

Planos de Estudos

Diplomas

  • Mindfulness em Contextos de Saúde ( Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

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