Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
FMUP
Você está em: Início » Oferta Formação » Unidade de Formação Contínua » ES-SR&MA
Autenticação




Esqueceu-se da senha?

Candidaturas 2018/19

Estudos de Síntese - Revisões Sistemáticas e Meta-Análise

Os estudos de síntese de evidência demonstram uma relevância crescente para a tomada de decisão clínica, na medida em que têm por objectivo dar a melhor resposta possível a questões de investigação face à evidência científica existente. Nesse sentido, o curso de Estudos de Síntese – Revisões Sistemáticas e Meta-Análise foi criado com o intuito de transmitir conhecimentos teóricos e práticos fundamentais para a interpretação, análise e concepção de estudos de revisão sistemática e meta-análise.

Os objectivos definidos estão em conformidade com a missão da Universidade do Porto na medida em que apontam para a criação de conhecimento científico e o desenvolvimento de formação de nível superior fortemente ancorada na investigação. Estes objetivos vão também de encontro aos objetivos estratégicos da Universidade do Porto ((Plano estratégico U.Porto 2020). Quanto ao tema estratégico “Educação e Formação”, são também objetivos da unidade de formação melhorar a qualidade e empregabilidade da Educação e Formação, Salvaguardar a sustentabilidade financeira da UPorto e aumentar as fontes de receita e a eficiência das atividades de Educação e Formação, bem como atrair mais e melhores estudantes, promover a multidisciplinaridade, garantir conteúdos científico-pedagógicos adequado, diversificar a oferta formativa e motivar e qualificar o pessoal docente. Quanto ao tema estratégico “Investigação”, esta unidade de formação visa também a promoção de investigação de excelência, motivar e qualificar o pessoal investigador. No que diz respeito ao tema estratégico “Terceira Missão”, é também objetivo da unidade de formação promover a transferência de conhecimento, estimulando a cultura científica e o impacto da Universidade do Porto na sociedade.

A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) é uma instituição de criação, difusão e aplicação de conhecimento nas áreas da Medicina e outras Ciências da Saúde e da Vida, visando a formação científica, tecnológica e humanística de médicos e outros profissionais envolvidos nestas áreas do conhecimento e a melhoria da saúde da população. Esta unidade de formação desenvolver competências para a elaboração/interpretação/análise critica de estudos de síntese. Contribui assim para a promoção de uma melhor gestão do conhecimento na comunidade médica e de outros profissionais de saúde, potenciando a melhoria continua da qualidade dos serviços de saúde prestados à comunidade.

Metodologias de ensino:
Após a exposição teórica de cada tópico descrito para a disciplina haverá lugar à criação de grupos de trabalho prático e análise crítica e à realização individual de exercícios. Será utilizada a plataforma moodle para apoio às aulas, nomeadamente através da disponibilização de material didático.

Objetivos

Os estudos de síntese de evidência, nomeadamente as revisões sistemáticas e estudos de meta-análise, surgiram para dar resposta à acumulação massiva e crescente de evidência científica de tipo e qualidade diversos sobre questões específicas, e têm um duplo objetivo de síntese da evidência e de análise e explicação da heterogeneidade encontrada. Esta UC pretende abordar as questões metodológicas e práticas essenciais envolvidas na realização de um estudo de síntese de evidência na área específica da investigação em saúde.


Competências Profissionais

No fim desta unidade curricular o estudante deverá ser capaz de: definir adequadamente questões de investigação neste contexto; efetuar pesquisas bibliográficas adequadas; selecionar e avaliar a qualidade dos estudos incluídos; efetuar a extração e processamento dos dados dos estudos incluídos; compreender e aplicar as metodologias de análise estatística apropriadas às revisões sistemáticas e estudos de meta-análise; redigir e analisar criticamente este tipo de estudos.

Informações

Destinatários:
Estudantes de Medicina, médicos internos do ano comum, médicos internos de especialidade e especialistas, enfermeiros, farmacêuticos, técnicos superiores de saúde, bem como outros profissionais de saúde.

O grau de licenciatura é condição mínima para acesso à unidade de formação.


Condições específicas de acesso:

Serão disponibilizadas 30 vagas, distribuídas da seguinte forma:

- 7 Vagas específicas para colaboradores do MEDCIDS – Departamento de Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde (FMUP) e para colaboradores e/ou investigadores do CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde;

- 7 vagas específicas para estudantes e/ou profissionais de organizações estrangeiras;

- 16 vagas para o contingente geral.

Em cada um dos contingentes os candidatos serão ordenados pela ordem de submissão de candidatura. Em caso de submissão de candidatura em simultâneo, serão admitidos ambos os candidatos. As vagas específicas não ocupadas revertem para o contingente geral.


Critérios de seleção e seriação dos candidatos e respetivas ponderações:
Será atribuída pontuação (0 a 20) às candidaturas, de acordo com as seguintes características dos candidatos:

- Estudantes do ensino superior, profissionais ou investigadores provenientes de cursos de área das ciências da Saúde – 20 pontos

- Estudantes do ensino superior, profissionais ou investigadores de todas as áreas, que desejem aprofundar conhecimentos específicos sobre esta temática – 16 pontos

- Outros candidatos, que demonstrem interesse pela área, preferencialmente com grau académico de nível superior, ou co frequência universitária – 10 pontos

Critério de desempate:
Em caso de empate será feita a análise do Curriculum Vitae

Candidaturas on-line:
28/11 a 17/12/2018

Prazo para afixação de resultados provisórios: 19/12/2018

Audiência Prévia: 20/12/2018 a 11/01/2019

Prazo para afixação de resultados definitivos: 15/01/2019

Modo de notificação dos candidatos: on-line na página da FMUP

Prazo para a apresentação da reclamação dos candidatos: 16 a 17/01/2019

Prazo para a publicação da decisão de reclamações: 18/01/2019

Matrículas on-line: 21 a 29/01/2019

Eventual colocação de suplentes:
30 a 31/01/2019


Propina:  250¤+2¤ (seg. escolar)

25% de desconto para formandos que se inscrevam em mais do que uma unidade de formação da Escola de Inverno 2019, da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto

Colaboradores e investigadores do MEDCIDS – Departamento de Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde e do CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde – Gratuito. A isenção de propina carece da autorização do Diretor de Departamento / Investigador Principal da Unidade de Investigação, até ao limite de 7 formandos.

Calendarização: 4 a 7/02/2019, das 16:00 às 20:00 horas

Local: FMUP


Comentários

Para auxiliar a submissão da Candidatura, pode consultar o Guia de Apoio (1).

CANDIDATURAS AQUI



Para auxiliar a realização da Matrícula/Inscrição, pode consultar o Guia de Apoio (2).

REALIZAR MATRÍCULA / INSCRIÇÃO AQUI

Contactos

Informações:
Departamento de Apoio à Investigação e à Pós-Graduação da FMUP 
Educação Contínua
Tel.: 22 0426957
e.mail: educacaocontinua@med.up.pt

Dados Gerais

Docente Responsável: Luís Azevedo
Sigla: ES-SR&MA
Tipo de curso/ciclo de estudos: Unidade de Formação Contínua
Início: 2018/2019
Duração: 67,5 Horas

Planos de Estudos

Diplomas

  • Estudos de Síntese - Revisões Sistemáticas e Meta-Análise (2,5 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Recomendar Página Voltar ao Topo