Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
FMUP
Você está em: Início » Oferta Formação » Doutoramento » PDSH
Autenticação




Esqueceu-se da senha?

Candidaturas 2018/19

Programa Doutoral em Sexualidade Humana

A3ES Este curso encontra-se acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior pelo período de 6 anos (19.04.2017)

O Programa Doutoral em Sexualidade Humana (PDSH) é composto por:

1) Um curso de doutoramento não conferente de grau, constituído por um conjunto organizado de unidades curriculares do 1º ano a que correspondem 60 ECTS. Confere um diploma de curso de doutoramento (não conferente de grau) em Sexualidade Humana

2) Uma estrutura curricular flexível sem especialidades mas organizada em torno de 5 áreas temáticas com um total 120 ECTS dos quais 90 créditos correspondem à elaboração e defesa em provas públicas de tese, tendo como área dominante a Sexologia e as Sexualidades. As cinco áreas temáticas são: Educação Sexual, Género e Identidade, Medicina Sexual, Saúde Sexual e Reprodutiva e Sexologia Clínica.

As unidades curriculares (UC) do 1º ano cobrem um conjunto de áreas temáticas estruturantes na formação em sexualidade humana que visam desenvolver competências em temas nucleares nas principais áreas que constituem a sexologia enquanto ciência de natureza multidisciplinar (e.g., psicologia, educação, medicina, ciências sociais) assim como os estudos de género e as sexualidades, de natureza interdisciplinar.

Por outro lado a estrutura curricular do PDSH está fortemente orientada para o desenvolvimento de competências de investigação e produção científica de qualidade. No 1º ano as UC de Métodos de Investigação I e II e Seminário de Projeto, visam contribuir para o desenvolvimento de competências de conceção e realização de um projeto de investigação científica de qualidade. Nesse sentido, no final do 2.º semestre do 1º ano, os estudantes devem realizar uma prova de qualificação, onde apresentam e discutem o seu projeto de investigação face a um júri nomeado pela comissão científica do ciclo de estudos cuja aprovação é indispensável para prosseguir no ciclo de estudos.

A estrutura curricular do PDSH integra ainda a partir do 2º ano um conjunto de unidades curriculares (UC) e seminários (Seminário de Escrita Científica, Disseminação do Trabalho de Investigação I e II) que perfazem um total de 30 ECTS e se destinam exclusivamente a apoiar o trabalho de desenvolvimento da tese (90 ECTS). Estas UC contribuem também para promover a produção científica dos doutorandos com especial ênfase na publicação de artigos em revistas científicas de circulação internacional com revisão por pares.


Coordenação Cientifica:

Pedro Nobre; Conceição Nogueira; Isabel Menezes; Henrique de Barros; Pedro Vendeira; La Fuente de Carvalho

Objetivos

  • O Programa Doutoral em Sexualidade Humana (PDSH) visa promover o conhecimento avançado e o desenvolvimento de investigação numa área de relevância central para o bem-estar e a saúde biopsicossocial.
  • A criação deste programa doutoral pretende colmatar carências resultantes da escassez de formação avançada especializada nesta área.
  • Promove uma formação avançada de elevada qualidade com estabelecimento de parcerias internacionais estratégicas, e com o objetivo último de estabelecer um centro de excelência internacional na área da sexualidade na Universidade do Porto e em Portugal.

Informações

Propina:

  • Propina anual/taxa escolar
    • Estudantes nacionais: ¤ 2.750,00
    • Estudantes internacionais: ¤ 5.500
    • Estudantes internacionais CPLP: ¤ 2.750,00 (mediante pedido de redução de propina dirigido ao Senhor Diretor)
  • Taxa de matrícula: ¤ 100

Contactos

Serviço de Pós-Graduações
T. | 22 042 89 20 
E. | spg@fpce.up.pt
 

Serviço Académico
T. | 22 042 89 00
E. | s_academico@fpce.up.pt

Dados Gerais

Código Oficial: 5936
Sigla: PDSH
Tipo de curso/ciclo de estudos: Doutoramento
Início: 2018/2019
Duração: 3 Anos

Planos de Estudos

Unidades Orgânicas Envolvidas

Áreas Científicas Predominantes

Recomendar Página Voltar ao Topo