A habilidade auscultatória cardíaca é uma parte essencial da prática médica e um complemento indispensável ao exame clinico. Por esta razão, as escolas médicas e os programas de formação médica, em quase todas as especialidades médicas, devem encorajar o renascimento da "arte da auscultação cardíaca" e o diagnóstico clínico, o que acreditamos irá melhorar a eficácia. Para ser efectiva, devem usar-se os melhores recursos disponíveis para o ensino de auscultação incluindo vídeos e software audiovisual, entre outros recursos. A auscultação cardiaca também tem a virtude de economizar dinheiro. Com o aumento dos custos com a saúde, o custo-eficácia dos cuidados é cada vez mais importante. Na verdade, o médico moderno é chamado para o compromisso da justa distribuição de recursos finitos como um princípio de professionalismo médico. Os especialistas na auscultação cardíaca serão mais capazes de distinguir os pacientes que não têm uma doença e, portanto, capazes de fornecer atendimento mais adequado, diminuindo o uso irracional de outros meios complementares de diagnóstico. Prova disso é, por exemplo a recomendação da auscultação cardiaca e do electrocardiograma no rastreio de individuos assintomaticos.
A investigação mais recente nos métodos de ensino da auscultação demonstram que a aprendizagem está dependendente da repetição desta técnica. Assim um curso nesta área poderá ocorrer em regime de e-learning e estar centrado no auto-estudo orientado por uma plataforma dedicada. Sugere-se centenas de repetições para a melhorar esta habilidade.
Os objetivos definidos estão em conformidade com a missão da Universidade do Porto na medida em que apontam para a criação de conhecimento científico e o desenvolvimento de formação de nível superior fortemente ancorada na investigação bem como a aplicação dos conhecimentos e competências de modo a promover a valorização social e económica do conhecimento e o progresso das comunidades em que se insere.
Metodologias de ensino (avaliação incluída):
Para cada tópico haverá um conjunto de materiais audio-visuais (eg. Vídeos produzidos especialmente para este efeito) e exercícios com correção automática para os estudantes aplicarem e testarem os conhecimentos adquiridos. No fim da cada tópico haverá um webminar para os estudantes esclarecerem as suas dúvidas. No último tópico (análise da auscultação cardíaca), será usada uma ferramenta especialmente desenvolvida para o efeito que é capaz de reproduzir sons cardíacos de casos previamente recolhidos e solicitar respostas sobre o caso ao estudante. Estas respostas serão avaliadas automaticamente.
Objetivos
A auscultação cardíaca é parte fundamental do exame clínico, Através dela, é possível suspeitar ou realizar o diagnóstico, avaliar a gravidade da enfermidade cardíaca correcta.
Esta unidade de formação contínua tem como objetivo fornecer preparação teórica e prática necessárias ao manuseio do estetoscópio e realização da auscultação cardíaca.
Nesta unidade serão explorados os aspetos necessários para a concretização dos objectivos, incluindo os princípios da anatomia e fisiologia do coração, observação e posicionamento do paciente, uso do estetoscópio, identificação dos vários focos da auscultação cardíaca, e reconhecimento das várias doenças cardíacas através da interpretação dos sons cardíacos. Os recursos usados favorecem e estimulam a repetição.
Competências Profissionais
No final desta unidade de formação contínua os alunos deverão ser capazes de:
- Entender os princípios da auscultação e do uso do estetoscópio;
- Conhecer os locais e as várias posições em que deve ser realizada a auscultação cardíaca;
- Reconhecer os sons cardiacos normais, extra-sons, sopros inocentes e as doenças cardíacas mais frequentemente identificaveis por este método.
Informações
VAGAS
Máx.: 50/Min.:10 (por edição)
CONDIÇÕES DE ACESSO E CRITÉRIOS DE SELEÇÃO E SERIAÇÃO
Condições de acesso:
Titulares do grau de licenciado em medicina, enfermagem, técnico de cardio-pneumologia ou áreas afins;
Critérios de selecção e seriação:
Os candidatos serão seriados através da avaliação da média do curso e das habilitações, de acordo com as seguintes ponderações:
Média de Curso (ponderação %):
. 20 valores_ 80%
. 19 valores_ 75%
. 18 valores_ 70%
. 17 valores_ 65%
. 16 valores_ 60%
. 15 valores_ 55%
. 14 valores_ 50%
. 13 valores_ 45%
. 12 valores_ 40%
. 11 valores_ 35%
. 10 valores_ 30%
Habilitações literárias_ (ponderação %):
. Doutorado_ 20%
. Mestre_ 10%
. Licenciado_ 5%
Critério de desempate de candidatos:
. Melhor ponderação na habilitação literária.
CALENDARIZAÇÃO DE CANDIDATURAS POR EDIÇÃO:
Candidaturas on-line:
1ª - 15 out a 2 nov 2018
2ª - 15 a 31 jan 2019
Afixação de resultados provisórios:
1ª - 8 nov 2018
2ª - 6 fev 2019
Audiência Prévia:
1ª - 9 a 22 nov 2018
2ª - 7 a 20 fev 2019
Afixação de resultados definitivos:
1ª - 30 nov 2018
2ª - 25 fev 2019
Apresentação de reclamação dos candidatos:
1ª - 4 dez 2018
2ª - 27 fev 2019
Publicação da decisão de reclamações:
1ª - 7 dez 2018
2ª - 4 mar 2019
Matriculas on-line:
1ª - 11 a 15 dez 2018
2ª - 7 a 15 mar 2019
Colocação de suplentes:
1ª - 18 dez 2018
2ª - 19 mar 2019
CALENDARIZAÇÃO POR EDIÇÃO
1ª - 5 de janeiro a 5 março 2019
2ª - 2 de abril a 4 junho 2019
PROPINA
. 150¤+2¤ (seguro escolar), pagar no ato da matrícula.
Horário: modalidade e-learning
Comentários
Para auxiliar a submissão da Candidatura, pode consultar o Guia de Apoio (1).
CANDIDATURAS AQUI
Para auxiliar a submissão da Matrícula, pode consultar o Guia de Apoio (2)
Contactos
Departamento de Apoio à Investigação e à Pós-Graduação da FMUP
Educação Contínua
Tel.: 220426957
e.mail:
educacaocontinua@med.up.pt