Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
FMUP
Você está em: Início » Cursos/CE » Estudos Avançados » CEAICS
Autenticação




Esqueceu-se da senha?

Informações

Curso de Estudos Avançados em Investigação Clínica e em Serviços de Saúde

A Investigação Clínica tem como objeto o doente e tem como objetivo responder a questões no âmbito da medicina clínica, contribuindo para o conhecimento e a tomada de decisão em Saúde. As questões abordadas nesta área dizem respeito ao diagnóstico, tratamento, prognóstico e etiologia da doença e ao estudo da frequência de fenómenos e entidades associadas. A Investigação em Serviços de Saúde, entendida como o estudo dos serviços de saúde nos seus aspetos produtivos, organizacionais, distributivos e de impacto no estado de saúde dos utentes, procura abordar questões relacionadas com a avaliação da qualidade dos serviços prestados, a satisfação de utentes e profissionais, o acesso aos cuidados de saúde e os aspetos económicos e de equidade na prestação de cuidados e distribuição de recursos. Enquadrada também nesta última área, a Avaliação de Tecnologias em Saúde tem como objeto de estudo as tecnologias aplicadas na prestação de serviços de saúde. O seu objetivo é responder a questões relacionadas com as propriedades destas tecnologias, nomeadamente, quanto à sua segurança, eficácia, eficiência, aplicabilidade, indicações, custos, custo efetividade e às consequências sociais, éticas e económicas da sua utilização.

O curso de estudos avançados em investigação clínica e em serviços de saúde aqui proposto tem como objetivo primário colmatar uma importante lacuna existente a nível nacional.Foi pensado e concebido para dar resposta às necessidades e solicitações crescentes da ccomunidade, e em particular dos profissionais de saúde, relativamente a ofertas estruturadas de formação avançada e oportunidades de investigação nas áreas da investigação clínica e em serviços de saúde. A comunidade exigia e exige crescentemente a existência de um programa estruturado de formação avançada e investigação que possa preparar os profissionais de saúde, assim como outros profissionais, para fazer face aos desafios impostos pelas práticas baseadas na evidência, os rápidos desenvolvimentos e mudanças dos sistemas e tecnologias na saúde, a avaliação de tecnologias, as deficiências e iniquidades dos sistemas de saúde e a crescente necessidade de utilizar e desenvolver ferramentas apropriadas para apoiar e melhorar os processos de tomada de decisão.

Os objetivos definidos estão em conformidade com a missão da Universidade do Porto na medida em que apontam para a criação de conhecimento científico e o desenvolvimento de formação de nível superior fortemente ancorada na investigação bem como a aplicação dos conhecimentos e competências de modo a promover a valorização social e económica do conhecimento e o progresso das comunidades em que se insere. Estes objetivos vão também de encontro aos objetivos estratégicos da Universidade do Porto (Plano estratégico e grandes linhas de ação U.Porto 2011-2015). Quanto ao tema estratégico 1 - excelência na investigação, são também objetivos do curso estimular a integração entre investigação e formação e aumentar a visibilidade da investigação realizada. No que diz respeito ao Tema estratégico 2 - Qualidade na Formação, são também objetivos do curso promover a multidisciplinaridade, garantir conteúdos científico-pedagógicos adequados. No que diz respeito ao tema estratégico 3 - desenvolvimento económico e social é também objetivo do curso promover a transferência de conhecimento.




Objetivos

São objetivos gerais do Curso de Estudos Avançados em Investigação Clínica e em Serviços de Saúde proporcionar as seguintes competências fundamentais:

 
a) Capacidade de compreensão sistemática no domínio científico da Investigação Clínica e em Serviços de Saúde;

b) Competências, aptidões e métodos de investigação associados ao domínio científico da investigação Clínica e em Serviços de Saúde;

c) Capacidade para conceber, projetar, adaptar e realizar uma investigação significativa, respeitando as exigências impostas pelos padrões de qualidade e integridade académicas;

d) Aptidões e competências para a realização de trabalhos de investigação original, que possam contribuir para o alargamento das fronteiras do conhecimento, e que possam ser alvo de divulgação nacional ou internacional em publicações com comité de seleção;

e) Ser capaz de analisar criticamente, avaliar e sintetizar ideias novas e complexas;

f) Ser capaz de comunicar com os seus pares, a restante comunidade académica e a sociedade em geral sobre a área em que é especializado;

g) Ser capaz de, numa sociedade baseada no conhecimento, promover, em contexto académico e/ou profissional, o progresso tecnológico, social e/ou cultural.

Competências Profissionais

RESULTADOS DA APRENDIZAGEM E COMPETÊNCIAS

Os resultados de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências) esperados para os estudantes do CEAICSS são os seguintes:

Gerais

  • Ser capaz de analisar criticamente, avaliar e sintetizar ideias novas e complexas e evidência científica relevante no âmbito específico da Investigação Clínica e em Serviços de Saúde.
  • Ser capaz de trabalhar em equipa num contexto de interdisciplinaridade e multidisciplinaridade, típicos dos domínios da Investigação Clínica e em Serviços de Saúde.
  • Ser capaz de comunicar ideias novas e complexas e evidência científica relevante com os seus pares, a restante comunidade académica e a sociedade em geral.
  • Ser capaz de, numa sociedade baseada no conhecimento, promover, em contexto académico e profissional, o progresso tecnológico, social e cultural; a melhoria da qualidade na prestação de serviços de saúde e o adequado e equitativo aproveitamento dos recursos disponíveis.

Específicos

  • Conhecer e compreender de forma sistemática o enquadramento histórico, relevância e relações de interdisciplinaridade e multidisciplinaridade nos domínios da investigação clínica e em serviços de saúde.
  • Ser capaz de definir questões de investigação relevantes no âmbito da investigação clínica e em serviços de saúde, tendo em conta as características fundamentais de uma boa questão de investigação e os componentes básicos necessários para a sua adequada formulação.
  • Ser capaz de conceber, projetar, adaptar e realizar um trabalho de investigação significativa no âmbito da investigação clínica e em serviços de saúde, respeitando as exigências impostas pelos mais elevados padrões de qualidade e integridade académicas.
  • Ser capaz de divulgar através dos meios adequados, em particular as comunicações e artigos científicos, os resultados do trabalho de investigação científica no âmbito da investigação clínica e em serviços de saúde.

Informações

Vagas: máx: 10/min.: 6

Condições de acesso e critérios de seleção e seriação


Condições específicas de acesso:

Podem candidatar-se ao acesso ao Curso de Estudos Avançados em Investigação Clínica e em Serviços de Saúde:
a) Os titulares do grau de mestre ou equivalente legal, na área das ciências da saúde (preferencial) ou outras;
b) Os titulares do grau de licenciado, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido pela comissão científica como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos;
c) Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste curso pela comissão científica.
 
Critérios e subcritérios de seleção e seriação dos candidatos _ Ponderação (%)

. Avaliação curricular (0-20 valores) (50%)

. Publicações científicas (20%): nº e qualidade das publicações científicas. São valorizadas publicações como 1º autor, relevantes para as áreas científicas do ciclo de estudos, em revistas indexadas com fator de impacto, com citações. É também valorizado o ranking das respetivas revistas;

. Formação pré-graduada (10%): Média de licenciatura ou mestrado integrado ponderada pela adeaquação da àrea cientifica da licenciatura ou mestrado integrado para os objetivos do ciclo de estudos. São valorizadas as licenciaturas nas áreas das Cências da Saúde;

. Formação pós-graduada (10%): Frequência e/ou conclusão de formação pós-graduada com o mínimo de 60 ECTS e pertinência da mesma para os objetivos do ciclo de estudos;

. Experiência profissional (10%): É valorizada a existência, na atualidade de funções docentes e, no caso dos médicos, o seu grau de na carreira médica.

. Entrevista de seleção (0-20 valores) (50%), destinada a avaliar a preparação dos candidatos nas áreas científicas deste programa, a sua experiência profissional e os seus objetivos no âmbito do ciclo de estudos incluindo a experiência prévia de investigação, nomeadamente nas áreas científicas principais deste curso, bem como a eventual existência de um projeto de investigação, a qualidade e a pertinência do mesmo para os objetivos do curso.   Apresentação de cartas de referência específicas para este curso. A obtenção de uma classificação inferior a 10 valores na entrevista de seleção é considerado um fator eliminatório. 

Critério de desempate de candidatos

. Média final de licenciatura ou mestrado integrado;

. Publicações científicas.









 












 

 


Comentários

CALENDARIZAÇÃO DAS CANDIDATURAS

Candidaturas on-line:  30.06 a 7.09.2017

Afixação de resultados provisórios: 15.09.2017

Audiência Prévia: 18 a 29.09.2017

Afixação de resultados definitivos: 2.10.2017

Apresentação de reclamação de resultados: 3 a 6.10.2017

Publicação da decisão de reclamações: 10.10.2017

Matrículas on-line: 11 a 18.10.2017

Prazo para eventual colocação de suplentes:
19 a 25.10.2017

Modo de notificação dos candidatos: On-line na página da FMUP

Creditação de formação e experiência profissional:

1ª fase: 
.
Apresentação do pedido no ato da candidatura ou no ato da inscrição.
.
Publicação dos resultados: 9.11.2017
. Alteração da inscrição resultante do proceso de creditação: 10 a 30.11.2017

CALENDARIZAÇÃO DO ANO LETIVO

Calendário do Curso: 19.10.2017 a 29.06.2018

Local:  (aguardamos informação)

Horário: 5ª feira: 16h-20h, 6ª feira: 14h-20h e sábado: 9h-13h

PROPINA

Valor: 2750,00¤ (propina recomendada pela UP para os 3ºs ciclos de estudos).

Respetivas prestações e datas limites de pagamento:

Deverá ser aplicado o disposto no Regulamento de propinas da UP para os terceiros ciclos de estudo:
Deverá ser liquidada no ato da matrícula a quantia de 25% do valor da propina, embora também possa optar por liquidar na totalidade.
O remanescente da propina em relação à verba paga no ato de matricula deverá ser paga em três prestações iguais:
 - A primeira até 31.01;
 - A segunda até 31.03;
 - A terceira até 30.06.

Para auxiliar a submissão da Candidatura, pode consultar o Guia de Apoio (1).

CANDIDATURAS AQUI



Para auxiliar a realização da Matrícula/Inscrição, pode consultar o Guia de Apoio (2).

REALIZAR MATRÍCULA / INSCRIÇÃO AQUI



Contactos

Informações: 
Departamento de Apoio à Investigação e à Pós-Graduação da FMUP
Tel.: 22 0426957
e.mail: educacaocontinua@med.up.pt

Dados Gerais

Docente Responsável: Luís Azevedo
Sigla: CEAICS
Tipo de curso/ciclo de estudos: Estudos Avançados
Início: 2015/2016
Duração: 1431 Horas

Planos de Estudos

Diplomas

  • Curso de Estudos Avançados em Investigação Clínica e em Serviços de Saúde (53 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Recomendar Página Voltar ao Topo