Na actualidade a promoção da saúde e a abordagem da doença constituem áreas iminentemente científicas e tecnológicas, nas quais a acção baseada na evidência tem vindo a reclamar a optimização das intervenções técnicas. Desta forma, a aprendizagem dos mecanismos explicativos de doença e linhas orientadoras da sua intervenção revestem-se de uma importância crucial, que justificam a elevada preponderância que estes temas assumem no ensino nas áreas da saúde.
A relação do profissional de saúde com o doente que pretende ajudar, tem assumido, frequentemente, um papel secundário na abordagem terapêutica. A observação do doente para além dos sintomas, a comunicação explícita e implícita e o papel do técnico de saúde perante a pessoa fragilizada são considerados parte da Arte da Medicina e, talvez por isso, interpretados como "vocação" e não com alvo de aprendizagem.
Tradicionalmente, o ensino das técnicas de comunicação nos currículos médicos foi realizado de modo informal sem focar especificamente as competências de comunicação <i< per se. Nos últimos anos, observa-se um interesse crescente nas competências de comunicação na relação clínica, evidenciando-se a necessidade de ensinar e medir estas aptidões específicas. Diversos estudos actuais revelam que a relação criada entre o profissional de saúde e o doente tem reflexo não só no grau de satisfação e confiança do doente, como também em indicadores médicos como a glicemia e a tensão arterial e na adesão terapêutica aumentada. Verifica-se, também, que a relação contruída influencia os custos económicos na área da saúde, associando-se a uma boa relação médico-doente a uma diminuição da requisição de exames auxiliares e da referenciação para outras especialidades.
A relação terapêutica é construída como base num conjunto de características do doente e do profissional e exige a utilização de diversas técnicas, que podem e devem ser aprendidas.
Atendendo à evidência actual, torna-se imprescindível o conhecimento, o domínio da utilização destas técnicas para se atingir o ponto óptimo no tratamento dos doentes. Saber observar, saber comunicar, informar, identificar sentimentos e actuar adequadamente são competências básicas que podem ser ensinadas e aprendidas. O conhecimento tácito constitui, segundo alguns autores, o núcleo da competência profissional. Por oposição ao conhecimento explícito que é acessível e quantificável e susceptível à criação de linhas orientadoras, o conhecimento tácito é de difícil transmissão, construído pela experiência e pela observação.
Desta forma, este curso propõe-se a ensinar as competências e técnicas necessárias para a construção da relação terapêutica, quer no contexto da consulta ordinária quer em algumas situações específicas que se constituem com desafios à nossa capacidade para lidar com os nossos doentes.
CALENDÁRIOS LETIVOS 2017/2018
Nº total de vagas: 12
Número mínimo de estudantes para funcionamento: 6
Condições de acesso:
Licenciatura ou Mestrado integrado em Medicina, Enfermagem, Psicologia Clínica, Fisioterapia, Terapia da Fala e Terapia Ocupacional, Nutrição ou em outras áreas da Saúde;
Critérios de selecção e seriação e respetiva ponderação (%):
Avaliação curricular (90%)
Entrevista se necessária (10%)
Critérios de desempate
. Curriculum Vitae (50%)
. Experiência Clinica (30%)
. Investigação na área (10%)
. Entrevista (10%)
CANDIDATURAS ON-LINE: 3.04 a 30.06.2017
Prazo para afixação de resultados provisórios: 13.07.2017
Audiência prévia: 4 a 15.09.2017
Afixação dos resultados definitivos: 20.09.2017
Prazos para apresentação de reclamação de resultados: 21.09.2017
Prazos para publicação da decisão de reclamações: 25.09.2017
MATRICULAS ON-LINE: 26.09 a 3.10.2017
Prazos para colocação de suplentes (se aplicável): 9.10.2017
Modo de notificação dos candidatos: On-line na página da FMUP
Creditação de formação e experiência profissional:
. Apresentação do pedido no ato da inscrição.
. Publicação de resultados: Prazo máximo de 15 dias úteis.
PROPINA
Valor da propina e data limite do respectivo pagamento:
A propina total está fixada no valor de 900,00¤+2¤ de seguro escolar, devendo o seu pagamento ser efectuado da seguinte forma:
a) No acto da inscrição: 300,00¤+2¤ de seguro escolar;
b) No final do 1º trimestre: 300,00¤;
c) No final do 2º trimestre: 300,00¤.
Calendário:
13 de outubro de 2017 a 14 de julho de 2018 (aguardamos o calendário para posterior publicação).
Horário:
As aulas decorrerão às sextas-feiras (17h00-22h00) todas as semanas e alguns sábados (9h00-13h00).
Local: FMUP (sala: aguardamos informação)
Código Oficial: | 1007 |
Docente Responsável: | Rui Coelho |
Sigla: | PGCCC |
Tipo de curso/ciclo de estudos: | Especialização |
Início: | 2007/2008 |
Duração: | 1 Anos |