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Candidaturas 2017/18

Blended Learning Introduction to Clinical Studies

O Blended Learning Introduction to Clinical Studies (BLICS)foi criado com o intuito de transmitir conhecimentos básicos na área da Metodologia de Investigação e Bioestatística a Profissionais e Alunos da área da Saúde, em ambiente b-learning. De facto, não obstante o crescente interesse em proceder a investigação clínica, é frequente verificar-se uma necessidade de competências do foro metodológico e estatístico. Nesse sentido, procurar-se-á não só que o BLICS constitua uma ferramenta para colmatar essas lacunas, mas também que actue num sentido de motivar os formandos no sentido de publicar mais e atentar mais nas questões do foro investigacional. O seu funcionamento em modo b-learning permitirá superar dificuldades de acesso que possam impedir a frequência de cursos em regime presencial.

Os objetivos definidos estão em conformidade com a missão da Universidade do Porto na medida em que apontam para a criação de conhecimento científico e o desenvolvimento de formação de nível superior fortemente ancorada na investigação bem como a aplicação dos conhecimentos e competências de modo a promover a valorização social e económica do conhecimento e o progresso das comunidades em que se insere. Estes objetivos vão também de encontro aos objetivos estratégicos da Universidade do Porto (Plano estratégico e grandes linhas de ação U.Porto 2011-2015). Quanto ao tema estratégico 1 - excelência na investigação, são também objetivos do curso estimular a integração entre investigação e formação e aumentar a visibilidade da investigação realizada. No que diz respeito ao Tema estratégico 2 - Qualidade na Formação, são também objetivos do curso promover a multidisciplinaridade, garantir conteúdos científico-pedagógicos adequados. No que diz respeito ao tema estratégico 3 - desenvolvimento económico e social é também objetivo do curso promover a transferência de conhecimento.

Objetivos

Este curso tem como objetivo geral transmitir noções básicas de Investigação Clínica.
No final do curso os estudantes deverão ser capazes de pesquisar e gerir referências bibliográficas, conhecer os principais desenhos de estudos e suas viéses, analisar dados através de medidas de frequência, associação e impacto e interpretar resultados destas medidas, avaliar testes de rastreio e diagnóstico. Espera-se que os formandos conheçam os conceitos básicos da Bioestatística e a sua aplicação prática. Finalmente, é objetivo deste curso que os formandos adquiram noções relativas à análise, escrita, e publicação de um artigo científico.

Competências Profissionais

Pesquisar e gerir referências bibliográficas;
Desenhar estudos de investigação clínica;
Identificar viéses de estudos de investigação clínica;
Criar e gerir de registos electrónicos de dados
Compreender e aplicar conceitos básicos de bioestatística – estatística descritiva, intervalos de confiança testes paramétricos e não paramétricos, e correlação linear;
Aplicar conceitos de bioestatística complementar – regressão linear, análise multivariada, e análise de sobrevivência;
Analisar dados utilizando medidas de frequência, associação e impacto, e interpretar os seus resultados;
Avaliar testes de rastreio e diagnóstico, tendo por base os conceitos de sensibilidade, especificidade, valores preditivos e likelihood ratios;
Estruturar artigos científicos;
Conhecer os princípios da de avaliação crítica de artigos científicos;
Explicar as principais normas para redação de artigos científicos;
Discutir a adequação, exequibilidade, e métodos de um projecto científico;

Informações

Destinatários:
Estudantes de Medicina, médicos internos do ano comum, médicos internos de especialidade e especialistas, enfermeiros, farmacêuticos, técnicos superiores de saúde, bem como outros profissionais de saúde.

Condições específicas de acesso:
Frequência de licenciatura ou mestrado integrado em Medicina, Ciências da Saúde ou outras áreas.

Critérios de seleção e seriação dos candidatos e respetivas ponderações:
As candidaturas serão aceites por ordem de inscrição, até ao preenchimento do número de vagas disponíveis.

CALENDARIZAÇÃO DAS CANDIDATURAS

Candidaturas on-line:

Afixação de resultados provisórios:

Audiência Prévia: 

Afixação de resultados definitivos:

Apresentação de reclamação de resultados: 

Publicação da decisão de reclamações:

Matrículas on-line: 

Prazo para eventual colocação de suplentes:

Modo de notificação dos candidatos:

Creditação de formação e experiência profissional:

CALENDARIZAÇÃO DO CURSO

Calendário do Curso:

Local:  

Horário:


PROPINA

Valor da propina e data limite do respectivo pagamento:


Comentários

Para auxiliar a submissão da Candidatura, pode consultar o Guia de Apoio (1).

CANDIDATURAS AQUI



Para auxiliar a realização da Matrícula/Inscrição, pode consultar o Guia de Apoio (2).

REALIZAR MATRÍCULA / INSCRIÇÃO AQUI

Contactos

Informações:
Departamento de Apoio a Investigação e à Pós-graduação:
Tel.: 22 0426957
e.mail: educacaocontinua@med.up.pt

Dados Gerais

Sigla: BLICS
Tipo de curso/ciclo de estudos: Curso de Formação Contínua
Início: 2017/2018
Duração: 162 Horas

Planos de Estudos

Diplomas

  • Blended Learning Introduction to Clinical Studies (6 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

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