Adequação das metodologias de ensino e dos métodos de avaliação aos resultados de aprendizagem dos estudantes
A metodologia de ensino decorrerá através de b-learning.
A componente de formação Emergências e primeiros socorros no futebol poderá ser realizada de modo presencial, de modo a garantir a acreditação em Suporte Imediato de Vida (em conformidade com o INEM).
As metodologias incluem ensino teórico, ensino teórico-prático. Os recursos pedagógicos incluem trabalhos de grupo e individuais, questionários, participação em fóruns de discussão, apresentação e discussão de casos e artigos científicos, realização de minicursos online, análise de vídeos, simulação e role-playing de situações de interação clínica, visita a contextos profissionais.
A avaliação é realizada no final de cada unidade curricular, no formato de testes online disponibilizados na plataforma Moodle.
A avaliação final do curso decorrerá sob forma presencial, em local e data a agendar.
Licenciados em Medicina ou detentores de Mestrado integrado com pós-graduação em Medicina Desportiva ou Especialidade em Medicina Desportiva.
Critérios e subcritérios de seleção e seriação dos candidatos . |
Ponderação (%) |
Média do curso = 20 valores |
80% |
Média do curso = 19 valores |
75% |
Média do curso = 18 valores |
70% |
Média do curso = 17 valores |
65% |
Média do curso = 16 valores |
60% |
Média do curso = 15 valores |
55% |
Média do curso = 14 valores |
50% |
Média do curso = 13 valores |
45% |
Média do curso = 12 valores |
40% |
Média do curso = 11 valores |
35% |
Média do curso = 10 valores |
30% |
|
|
Categoria Profissional: |
|
Especialista em Medicina Desportiva |
20% |
Outra especialidade médica |
15% |
Interno complementar |
10% |
Regime de frequência:
Os estudantes têm a possibilidade de optar por dois regimes de frequência: o regime Presencial e o regime à Distância. Ambos os regimes possibilitam aos estudantes o acesso às aulas através da combinação de 3 vias (presença em sala de aula, videoconferência e aula gravada) variando entre si na percentagem de acesso atribuída a cada uma destas modalidades.
1. No regime presencial os estudantes devem frequentar no mínimo 75% das aulas presencialmente, em sala de aula. Em casos excecionais e devidamente justificados, os restantes 25% das aulas podem ser assistidos através de videoconferência e e/ou aula gravada.
2. No regime à distância os estudantes devem frequentar no mínimo 75% das aulas através de videoconferência. Em casos excecionais e devidamente justificados, os restantes 25% das aulas podem ser assistidos em diferido através de aula gravada. A inscrição no regime à Distância encontra-se reservado aos estudantes que não apresentem condições para frequência no regime presencial.
1ª Fase |
|
Apresentação das candidaturas |
Até 13.09. 2017 |
Afixação de resultados provisórios |
15.09.2017 |
Audiência Prévia |
18 a 29.09.2017 |
Afixação de resultados definitivos |
2.10. 2017 |
Apresentação de reclamação dos candidatos |
3.10.2017 |
Publicação da decisão de reclamações |
4.10.2017 |
Realização de matrículas |
6 a 19.10.2017 |
Eventual colocação de suplentes |
20.10.2017 |
Publicação de vagas sobrantes para a fase seguinte |
Não aplicável |
Modo de notificação dos candidatos |
On-line na página da FMUP |
HORÁRIO: (é o mesmo regime presencial e regime à distância)
24/out/17 |
3ª feira |
18h-22h – Abertura do curso |
31/out/17 |
3ª feira |
18h-22h |
07/nov/17 |
3ª feira |
18h -22h |
11/nov/17 |
sábado |
Dia todo - Aula SIV (Suporte Imediato de Vida)* |
16/jan/18 |
3ª feira |
18h -22h |
06/fev/18 |
3ª feira |
18h -22h |
03/abr/18 |
3ª feira |
18h -22h |
24/abr/18 |
3ª feira |
18h -22h |
*Obrigatória presença para obter acreditação, à exceção de quem já tem o SIV, que nesse caso deve enviar um comprovativo para obtenção de equivalência.
Para auxiliar a submissão da Candidatura, pode consultar o Guia de Apoio (1).
CANDIDATURAS AQUI
Para auxiliar a realização da Matrícula/Inscrição, pode consultar o Guia de Apoio (2).
REALIZAR MATRÍCULA / INSCRIÇÃO AQUI
Toda a informação para candidatos à FMUP. Informação disponível aqui!
Docente Responsável: | André Moreira |
Sigla: | MF |
Tipo de curso/ciclo de estudos: | Curso de Formação Contínua |
Início: | 2017/2018 |
Duração: | 94,5 Horas |