Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
FMUP
Você está em: Início » Oferta Formação » Unidade de Formação Contínua » BioInf
Autenticação




Esqueceu-se da senha?

Candidaturas 2017/18

Bioinformática Molecular - Curso Prático

 A Bioinformática é uma ciência que integra conceitos de biologia, matemática, estatística e ciência de computadores e dedica-se ao estudo de questões biológicas através da análise de dados moleculares.

A Bioinformática é essencial para o armazenamento de dados biológicos, os quais crescem exponencialmente, para disseminar informação em plataformas baseadas na Web e para analisar e interpretar dados experimentais. Dada a sua importância no panorama da investigação e desenvolvimento, tem sido feito um forte investimento em projectos como o National Center for Biotechnology Information (NCBI), o European Bioinformatics Institute (EMBL-EBI) e o National Institute of Genetics (NIG), por parte de agências de financiamento nos Estados Unidos, na Europa e no Japão, respetivamente, para o desenvolvimento de repositórios e de ferramentas bioinformáticas que permitam lidar com a abundância de informação de forma a não comprometer a sua disseminação, análise e desenvolvimento. Assim, a Bioinformática é uma área do conhecimento que está em constante desenvolvimento e actualização. Desta forma a criação do curso de Bioinformática Molecular é pertinente não só tendo em vista a formação dos estudantes de pré e pós-graduação mas também à formação complementar dos profissionais e técnicos de investigação na área da saúde.

Metodologias de ensino:
Este é um curso combina a exposição, para cada tópico, dos conceitos teóricos e ferramentas bioinformáticas disponíveis, a demonstração prática destas ferramentas e a sua aplicação pelos estudantes no ambiente de trabalho de um computador para a resolução das questões científicas propostas. A aprendizagem será feita por contacto direto com os programas bioinformáticos, havendo um computador para cada estudante nas aulas presenciais. Dado que as ferramentas a ser lecionadas são de acesso livre, os estudantes não terão qualquer dificuldade em resolver os problemas propostos e em elaborar o projeto durante o período de trabalho autónomo, bastando para isso ter um computador com aceso à internet.

Conteúdos programáticos:

O Curso organiza-se em cinco sessões teórico-práticas realizadas em dias consecutivos onde serão ministrados os seguintes conteúdos programáticos:

- Sessão nº 1 – Bases de dados contendo sequências: introdução, exemplos, comparação, recolha de dados. Exercícios práticos I.

- Sessão nº 2 – Comparação de sequências: ferramentas para alinhamento e procura de similaridade, homologia, motivos e domínios proteicos. Exercícios práticos II.

- Sessão nº 3 – Análise de sequências: predição de propriedades biológicas a partir de sequências de DNA, RNA e proteína. Desenho de primers para clonagem e análise de expressão de genes. Desenho de siRNAs. Mapas de restrição enzimática. Exercícios práticos III.

- Sessão nº 4 – Ontologia genética: predição de processos biológicos enriquecidos a partir de experiências de rastreio em larga escala. Repositórios de dados de expressão genética. Variações de sequência e mutações associadas a doenças. Exercícios práticos IV.

- Sessão nº 5 – Integração de dados biológicos: comparação de listas de genes e consulta de vários bancos de dados em simultâneo. Exercícios práticos V.

Modalidades de Avaliação:
A avaliação terá em conta os seguintes elementos: (i) trabalho escrito individual tendo por base a resolução dos problemas propostos (RPP) em todas as sessões TP (70%), e (ii) trabalho escrito individual consistindo na elaboração de um projecto (P) (30%).

A avaliação será expressa numa escala de 0 a 20 valores e será calculada de acordo com a seguinte fórmula:
Classificação final = (RPPx0,7) + (Px0,3).


Objetivos

 - Adquirir conhecimentos teóricos sobre bancos de dados e ferramentas bioinformáticas de uso corrente na área da investigação em Biomedicina.

- Aprender “hands on”, utilizando um computador, de várias ferramentas de software disponíveis de forma livre para acesso a bases de dados e análise molecular de sequências e de dados experimentais.

- Elaborar um projecto de investigação usando conhecimentos bioinformáticos adquiridos durante o curso.

Competências Profissionais

- Dominar conhecimentos essenciais de análise bioinformática.

- Utilizar autonomamente as ferramentas apresentadas, compreender as suas vantagens e limitações, e interpretar os resultados das análises bioinformáticas de forma assertiva.

- Concetualizar um projeto de investigação aplicando os conhecimentos adquiridos durante o curso.

Informações

Vagas: Máx.: 12/Mín.: 2 (Se houver algum participante estrangeiro que não domine a língua portuguesa, o curso será lecionado em inglês.).

Destinatários:
Destinado a investigadores, técnicos, licenciados, e estudantes de pós-graduação (mestrandos e doutorandos) na área da Saúde (Ciências Biológicas e Médicas).

Condições específicas de acesso:
Frequência do ensino superior ou ter formação universitária em Ciências Biológicas ou Médicas.
Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.

Critérios de seleção e seriação dos candidatos e respetivas ponderações:
Critérios de seleção e seriação: i) avaliação curricular com base no grau académico (ponderação de 60%; 5 pontos: Doutoramento; 3 pontos: Mestrado; 1 ponto: Curso não conferente de grau) e ii) experiência profissional (ponderação de 40%; 1 ponto por cada ano completo de experiência profissional, em áreas relacionadas com o Curso, até ao máximo de 5 pontos).

Critério de desempate: análise da carta de motivação.


Candidaturas on-line:
 01.02.2016 a 07.03.2017

Prazo para afixação de resultados provisórios: 10.03.2017
 
Audiência Prévia: 13.03.2017 a 24.03.2017

Prazo para afixação de resultados definitivos: 27.03.2017

Modo de notificação dos candidatos: On-line na página da FMUP

Prazo para a apresentação da reclamação dos candidatos:  28.03.2017

Prazo para a publicação da decisão de reclamações: 29.03.2017

Matrículas on-line: 30.03.2017 a 27.04.2017

Eventual colocação de suplentes: 28.04.2017

Propina: estudantes, docentes, investigadores e profissionais de Saúde da FMUP: 100 Euros; Outros: 150 Euros, prestação única paga no ato da matrícula.

Calendárização:

8-10/05/2017: 14h00-18h00  e 11-12/05/2017: 14h00-17h00

Local:
Centro de Investigação Médica (CIM), Edifício Nascente
Sala L2


Comentários

Para auxiliar a submissão da Candidatura, pode consultar o Guia de Apoio (1).

CANDIDATURAS AQUI


Para auxiliar a realização da Matrícula/Inscrição, pode consultar o Guia de Apoio (2).

REALIZAR MATRÍCULA / INSCRIÇÃO AQUI





Toda a informação para candidatos à FMUP. Informação disponível aqui!

Contactos

Informações:
Departamento de Apoio à Investigação e à Pós-Graduação
Educação Contínua (daIPG)
Tel.: 220 426 957

Dados Gerais

Docente Responsável: Filipe Monteiro
Sigla: BioInf
Tipo de curso/ciclo de estudos: Unidade de Formação Contínua
Início: 2016/2017
Duração: 54 Horas

Planos de Estudos

Diplomas

  • Bioinformática Molecular - Curso Prático (2 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Recomendar Página Voltar ao Topo