Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
FMUP
Você está em: Início » Oferta Formação » Mestrado » MSP
Autenticação




Esqueceu-se da senha?

Candidaturas 2017/18

Mestrado em Saúde Pública

CALENDÁRIOS 2016.2017


UNIDADES CURRICULARES SINGULARES 2ºS E 3ºS CICLOS DE ESTUDO - 2016/2017

 

DESCRIÇÃO

O 2º ciclo de estudos em Saúde Pública (SP), que resulta da parceria entre a FMUP e ICBAS,aborda a descrição e a análise dos problemas de saúde com especial relevo nacional,pormenorizando o estudo dos fatores etiológicos e de intervenção,de natureza ambiental,psicossocial e biológica. A aprendizagem e aplicação dos métodos de epidemiologia,da bioestatística e das ciências sociais,são consideradas em profundidade, promovendo a interligação da investigação e das práticas, preventivas e curativas, ao nível individual e coletivo.O curso é frequentado principalmente por profissionais da Saúde no ativo, detentores de diversas licenciaturas,oriundos de várias regiões e instituições do País e da CPLP,com o objetivo de progressão ou ingresso na carreira académica e valorização e atualização profissional.O programa conta com uma equipa docente altamente qualificada bem como com outros recursos de investigação, administrativos e materiais, nomeadamente os disponíveis no ISPUP,que suportam a qualidade do Programa. 
O programa conta com a colaboração de vários parceiros internacionais bem como mantém privilegiadas relações com redes europeias de investigação e treino em SP,nomeadamente como membro da ASPHER.


CONDIÇÕES ESPECÍFICAS DE ACESSO AO CICLO DE ESTUDOS

São admitidos à candidatura ao Ciclo de Estudos Conducente ao Grau de Mestre em Saúde Pública os detentores de:
a) Licenciatura ou Mestrado integrado nas áreas das Ciências da Saúde ou áreas afins.
b) Os titulares de graus por Universidades estrangeiras na área das Ciências da Saúde ou áreas afins, mediante avaliação curricular pela Comissão Científica;
c) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente do estabelecimento de ensino superior.

 


Objetivos

CRITÉRIOS E SUB-CRITÉRIOS DE SELEÇÃO E SERIAÇÃO DOS CANDIDATOS

1- Os candidatos são selecionados pela Comissão Científica do Ciclo de Estudos, tendo em consideração os seguintes critérios:
a) Currículos Académico, Científico e Profissional do candidato;
b) Resultado de entrevista e/ou prova académica de seleção, destinadas a avaliar a preparação dos candidatos em áreas científicas de base e os seus objetivos.

2 - No que respeita à classificação final (CF) dos candidatos deverá ser considerada a seguinte fórmula CF=(AC+E)/2, sendo (AC) a avaliação curricular e (E) a entrevista e/ou prova académica.              

2.1 -No que respeita à avaliação curricular (AC) será considerada a média ponderada de quatro itens, a saber:        

a) média de licenciatura ou mestrado integrado *: < 14 valores =0; 14-15 valores =1; 16-17 valores =2; > 17 valores=3; [multiplicar a classificação por 1,5]

b) Currículo científico:
Publicações: sem publicações=0; Publicações em revistas portuguesas = 1; Publicações em revistas internacionais indexadas como co-autor (que não 1º ou último) = 2; Publicações em revistas internacionais indexadas como 1º ou último autor =3
O fator de ponderação para este item será 2 (considerar o produto da classificação por 2).
Comunicações: Sem comunicações =0 ; Comunicações em congressos nacionais ou internacionais como co-autor (que não o 1º) =1; Comunicações em congressos nacionais como 1º autor =2; Comunicações em congressos internacionais como 1º autor =3
O fator de ponderação para este item será 1 (considerar o produto da classificação por 1).        

c) Currículo profissional: Sem experiência profissional =0; Bolseiro de investigação =1; Experiência profissional em outra área que não a da saúde =2; Experiência profissional na área da saúde =3 [multiplicar a classificação por 1,5]

d) Frequência do Curso de Especialização em Saúde Pública do Internato Médico em Saúde Pública: não=0; sim=1 [multiplicar a classificação por 2]

2.2 - Prova Académica de Seleção e/ou Entrevista

2.2.1 - A prova académica consiste num exame escrito para avaliação de conhecimentos prévios, sendo classificada numa escala de 0 a 20.
2.2.2 - Em caso de entrevista a classificação a atribuir resultará da média aritmética das classificações atribuídas por cada membro do júri, tendo em conta as qualidades e aptidões reveladas pelos candidatos no decurso da entrevista, aferidas pelos seguintes itens:
a) conhecimentos profissionais
b) atitude profissional
c) contacto e comunicação
d) domínio da língua inglesa.
Cada elemento do júri pontuará cada um destes quatro itens com 4 (quatro), 3 (três), 2 (dois) ou 1 (um) valores, conforme na apreciação feita durante a entrevista considere o perfil do candidato “muito favorável”, “favorável”, “favorável com reservas” ou “desfavorável”, respetivamente.

A classificação global da entrevista será obtida multiplicando a pontuação atribuída a cada um destes quatro itens por 2; 1,5; 1; 0,5, respetivamente.

2.2.3. Caso os candidatos sejam avaliados por Prova Académica de Seleção e Entrevista, para o cálculo da classificação final será considerada a média aritmética das respetivas classificações.

CRITÉRIOS DE DESEMPATE DE CANDIDATOS
Participação em atividades extracurriculares demonstrativas de competências e motivação adequadas à frequência do Mestrado em Saúde Pública


Saídas Profissionais

VAGAS

Nº Total de vagas: 45

Vagas por fases de candidaturas          

1.ª FASE: 27

2.ª FASE:  5 + vagas sobrantes

3.ª FASE (se aplicável):  vagas sobrantes

Vagas específicas ao abrigo de protocolos: Erasmus Mundus - 10 , CPLP - 3 


NÚMERO MÍNIMO DE ESTUDANTES PARA FUNCIONAMENTO: 15

 


Informações

 PROPINAS

 


 


Comentários


ESTUDANTES INTERNACIONAIS_TODA A INFORMAÇÃO AQUI!





Contactos

Informações

Departamento de Apoio à Investigação e à Pós-Graduação da FMUP
Tel.: 22 551 36 76
Fax.: 22 551 36 92
E.Mail - daipg@med.up.pt

Toda a informação para candidatos à FMUP. Informação disponível aqui!

Dados Gerais

Código Oficial: 6239
Diretor: Pedro Oliveira
Sigla: MSP
Grau Académico: Mestre
Tipo de curso/ciclo de estudos: Mestrado
Início: 1995/1996
Duração: 4 Semestres

Planos de Estudos

Unidades Orgânicas Envolvidas

Diplomas

  • Mestrado em Saúde Pública (120 Créditos ECTS)
  • Curso de mestrado em Saúde Pública (60 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

  • Administração da Saúde
  • Ciências Sociais e Comportamentais
  • Epidemiologia
  • Estatistica
  • Ética
  • Saúde Ambiental
  • Saúde Pública
  • Todas as classificações
Recomendar Página Voltar ao Topo