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Candidaturas 2017/18

Envelhecimento, Saúde, Atividade Física e Sociedade

A União Europeia preconiza, desde 2012, um conjunto de princípios orientadores para o Envelhecimento Ativo e a Solidariedade Intergeracional que assentam em três pilares fundamentais: emprego, participação social e independência. As áreas de atuação valorizadas reforçam a necessidade de respostas ajustadas às realidades sociais e necessidades populacionais de cada país e visam a promoção da inovação, criatividade, inclusão e coesão social de todas as gerações, com especial destaque para o indivíduo sénior. A evolução demográfica da sociedade portuguesa, nomeadamente, o aumento da população idosa, origina assim novas necessidades formativas incluídas nos objetivos das instituições de ensino superior, nomeadamente, ao nível pós-graduado. Uma formação especializada dirigida a todos os que atuam junto da população sénior deverá promover conhecimentos e competências ajustadas a esta nova realidade, envolvendo profissionais de diferentes domínios, nomeadamente, da saúde, da educação, do serviço social, da gestão, entre outros, e visar o desenvolvimento de uma abordagem integrada de caráter preventivo, de tratamento e reabilitativo. Em particular, a promoção de uma vida independente no idoso, implica uma abordagem multidisciplinar às especificidades do processo de envelhecimento normal e das suas problemáticas, refletidas no plano de estudos deste curso.


As metodologias incluem ensino teórico, ensino teórico-prático e ensino prático. Os recursos pedagógicos incluem trabalhos de grupo e individuais, questionários, participação em Fóruns de discussão, apresentação e discussão de casos e artigos científicos, aprendizagem e discussão online, a análise de vídeos, a visita e a observação de contextos profissionais, nomeadamente de atendimento e acompanhamento, como sejam espaços de domicílio de pessoas idosas, consultas médicas ou empresas e outras organizações.
A avaliação é realizada no final de cada unidade curricular segundo o método definido para cada uma. A nota de avaliação final resulta do somatório da avaliação realizada a cada unidade curricular, conforme aplicação da fórmula de cálculo em vigor.


Resultados da aprendizagem:

a) Adquirir e aprofundar conhecimentos sobre os fatores políticos, biopsicossoais, culturais e bioéticos associados ao envelhecimento normativo a patológico;

b) Desenvolver competências no âmbito da promoção de um envelhecimento ativo e saudável, assente na independência pessoal e na participação social, tendo em consideração as suas várias dimensões de funcionamento e os seus diversos contextos de vida;

c) Identificar as principais oportunidades e ameaças associadas aos processos de transição do trabalho para a aposentação face à recomposição da estrutura etária, das dinâmicas demográficas e da subjetividade das distintas experiências de envelhecer;

d) Desenvolver competências no âmbito da reabilitação do indivíduo idoso afetado por patologias de foro orto-traumatológico, reumatológico, neurológico, vascular, oncológico, cardíaco e respiratório, assim como, para a manutenção da sua autonomia funcional ao longo de toda a sua vida;

f) Desenvolver conhecimentos no âmbito da conceção, dinamização e avaliação das intervenções dirigidas à população idosa, desenvolvidas no âmbito da saúde, da educação e da intervenção psicossocial.

g) Aprofundar conhecimentos no âmbito do apoio aos cuidadores formais e informais envolvidos nas esferas relacionais do indivíduo idoso;

h) Desenvolver uma abordagem integrada e multidisciplinar ajustada às necessidades do idoso saudável, do idoso doente e em fase terminal de vida.

 
 

Objetivos

O curso de Envelhecimento, Saúde, Atividade Física e Sociedade tem como princípio basilar demonstrar a complexidade do fenómeno do envelhecimento populacional, analisando e discutindo as suas dimensões biológicas, psicológicas e sociais, e o impacto dos seus efeitos a nível micro (indivíduo) e a nível macro (sociedade). Trata-se, portanto, de uma formação de banda larga em que se reúnem contributos de diferentes áreas científicas com contributos fundamentais para a compreensão do processo de envelhecimento e para a definição de estratégias de prevenção e intervenção, seja ao nível da prestação de cuidados de saúde, da promoção da qualidade de vida e do bem-estar dos indivíduos ou da definição de políticas públicas. Espera-se, assim, preparar os estudantes para a integração em equipas multidisciplinares que perspetivem a intervenção no processo de envelhecimento de forma integrada.

Informações

Vagas: 150 (máximo de 30 alunos presencais)

Regime de frequência:

Os estudantes têm a possibilidade de optar por dois regimes de frequência: o regime Presencial e o regime à Distância. Ambos os regimes possibilitam aos estudantes o acesso às aulas através da combinação de 3 vias (presença em sala de aula, videoconferência e aula gravada) variando entre si na percentagem de acesso atribuída a cada uma destas modalidades. No regime presencial os estudantes devem frequentar no mínimo 75% das aulas presencialmente, em sala de aula. Em casos excecionais e devidamente justificados, os restantes 25% das aulas podem ser assistidos através de videoconferência e e/ou aula gravada. No regime à distância os estudantes devem frequentar no mínimo 75% das aulas através de videoconferência.

Destinatários:
Diplomados ou Profissionais nas áreas das Ciências da Saúde, Ciências Sociais e Humanas, Ciências do Desporto e Ciências da Educação.

Condições específicas de acesso:
Licenciatura, Mestrado e/ou Doutoramento nas áreas das Ciências da Saúde, Ciências Sociais e Humanas, Ciências do Desporto, e Ciências da Educação.

Critérios de seleção e seriação dos candidatos e respetivas ponderações:

Os candidatos serão seriados através da avaliação da média do curso e das habilitações literárias (ver abaixo ponderações). Em caso de empate será colocado o candidato com melhor ponderação na habilitação literária.

Média do curso: 20 valores = 80%; 19 valores=75%; 18 valores= 70%; 17 valores= 65%; 16 valores= 60%; 15 valores= 55%; 14 valores= 50%; 13 valores=45%; 12 valores= 40%; 11 valores= 35%; 10 valores= 30%

Habilitações literárias - Doutorado = 20%; Mestre = 10%; Licenciatura = 5%

Apresentação das candidaturas on-line: 16 Mai a 22 Ago 2016

Afixação dos resultados provisórios: 26 Ago 2016

Audiência prévia: 29 Ago a 9 Set 2016

Afixação de resultados definitivos: 13 Set 2016

Apresentação de reclamação dos candidatos: 14 Set 2016

Publicação da decisão de reclamações: 15 Set 2016

Realização de matriculas on-line: 16 a 26 Set 2016

Eventual colocação de suplentes: 27 Set 2016

Creditação de formação e experíência profissional:

Apresentação do pedido:
No ato de inscrição

Publicação de resultados: 28 Set 2016

Alteração da inscrição resultante do processo de creditação: 29 Set a 3 Out 2016


Calendarização do curso:

Inicio:
12/10/2016
Fim:
12/07/2017

CALENDÁRIO LETIVO 2016/2017


Valor da Propina:

2.000,00¤+ 2¤ (seg. escolar) 
- 1.ª prestação, no valor de 500,00¤ a pagar no ato de matricula correspondente à fase a que se candidatou; 2.ª prestação, no valor de 500,00¤, a pagar até 31 de Dezembro de 2016; 3:º prestação, no valor de 500,00¤ a pagar até 29 de Fevereiro de 2017; 4.º prestação no valor de 500,00¤ a pagar até 31 de Maio de 2017.


Horário: 2ª feiras e 4ª feiras das 18h00 às 22h00




Comentários

Para auxiliar a submissão da Candidatura, pode consultar o Guia de Apoio (1).

CANDIDATURAS AQUI


 Para auxiliar a realização da Matrícula/Inscrição, pode consultar o Guia de Apoio (2).

REALIZAR MATRÍCULA / INSCRIÇÃO AQUI


Contactos

Informações:
Departamento de Apoio à Investigação e à Pós-Graduação da FMUP
Educação Contínua
Tel.: 22 551 36 89
e-mail: educacaocontinua@med.up.pt 

Dados Gerais

Docente Responsável: Ovídio Costa
Sigla: ESAFS
Tipo de curso/ciclo de estudos: Especialização
Início: 2016/2017
Duração: 1 Anos

Planos de Estudos

Diplomas

  • Envelhecimento, Saúde, Atividade Física e Sociedade (35 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

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