Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
FMUP
Você está em: Início » Oferta Formação » Mestrado » MCC
Autenticação




Esqueceu-se da senha?

Candidaturas 2018/19

Mestrado em Comunicação Clínica

InformaçãoO curso/CE não admite estudantes em 2015/2016.

DESCRIÇÃO

Segundo Ciclo de Estudos em Competências de Comunicação Clínica que engloba formação práxica e investigação aplicada no campo da Comunicação Clínica e na relação Clínica com o Doente, em três fases: básica, avançada e especializada. Engloba, entre outras, (1) as competências inerentes a uma entrevista, (2) o manejo das emoções, (3) o lidar com as más notícias, (4) a entrevista motivacional, (5) a relação com o doente impossibilitado de falar, ansioso ou deprimido, (6) a entrevista familiar e (7) a adequação às fases etárias do doente: criança, adolescente e idade avançada. Modelo de entrevista centrada no doente – estratégias e competências básicas, atenção ativa, fornecer estrutura, recolher e fornecer informação construção da relação, lidar com emoções, técnicas de exame físico e planear e acordar um plano terapêutico são módulos integrados no currículo. O treino é baseado na experiência prática que se desenvolve num ambiente seguro favorecedor da aquisição de competências básicas e avançadas. Exercícios de role-playing com vinhetas médicas são utilizados na prática e na avaliação dos estudantes que assumem alternadamente o papel de doente e de clínico. É fornecido feedback, e situações clínicas simuladas permitem reforçar a experiência e permitir a reflexão sobre a relevância das estratégias de comunicação clínica.
 

CONDIÇÕES DE ACESSO

1. São admitidos à candidatura ao 2° ciclo de estudos em Comunicação Clínica os detentores de:
a) Licenciatura ou Mestrado integrado, com a classificação mínima de 14 valores, em Medicina, Enfermagem, Psicologia Clínica, Fisioterapia, Terapia da Fala e Terapia Ocupacional, Nutrição ou em outras áreas da saúde.
b) Licenciatura ou Mestrado integrado nas áreas referidas na alínea anterior, com classificação inferior a 14 valores, mediante avaliação curricular pela Comissão Científica;
c) Graus obtidos em Universidades estrangeiras nas mesmas áreas, mediante avaliação curricular pela Comissão Científica;
d) Um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pela comissão científica.

 

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO E SERIAÇÃO E RESPETIVA PONDERAÇÃO

1º Os candidatos à matrícula são seriados pela Comissão Científica do ciclo de estudos, tendo em consideração os seguintes critérios: 1º Tipo de Licenciatura ou mestrado integrado, respetivamente por ordem de prioridade: Medicina, Enfermagem, Terapeutas, outros.
2º Experiência formativa anterior em Comunicação Clínica.
3º Experiência profissional.
4º Nota da licenciatura ou do Mestrado Integrado.2. Das decisões da seriação a que se refere o número anterior, não cabe recurso, salvo se arguidas de vício de forma.

Informações


 Sem Edição no Ano Letivo 2015/16.





Para auxiliar a realização da Matrícula/Inscrição, pode consultar o Guia de Apoio.

REALIZAR MATRÍCULA / INSCRIÇÃO AQUI


Contactos

 

Dados Gerais

Código Oficial: M249
Diretor: Rui Coelho
Sigla: MCC
Grau Académico: Mestre
Tipo de curso/ciclo de estudos: Mestrado
Início: 2009/2010
Duração: 4 Semestres

Planos de Estudos

Diplomas

  • Mestrado em Comunicação Clínica (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Comunicação Clínica (60 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Recomendar Página Voltar ao Topo