Na actualidade a promoção da saúde e a abordagem da doença constituem áreas iminentemente científicas e tecnológicas, nas quais a acção baseada na evidência tem vindo a reclamar a optimização das intervenções técnicas. Desta forma, a aprendizagem dos mecanismos explicativos de doença e linhas orientadoras da sua intervenção revestem-se de uma importância crucial, que justificam a elevada preponderância que estes temas assumem no ensino nas áreas da saúde.
A relação do profissional de saúde com o doente que pretende ajudar, tem assumido, frequentemente, um papel secundário na abordagem terapêutica. A observação do doente para além dos sintomas, a comunicação explícita e implícita e o papel do técnico de saúde perante a pessoa fragilizada são considerados parte da Arte da Medicina e, talvez por isso, interpretados como "vocação" e não com alvo de aprendizagem.
Tradicionalmente, o ensino das técnicas de comunicação nos currículos médicos foi realizado de modo informal sem focar especificamente as competências de comunicação <i< per se. Nos últimos anos, observa-se um interesse crescente nas competências de comunicação na relação clínica, evidenciando-se a necessidade de ensinar e medir estas aptidões específicas. Diversos estudos actuais revelam que a relação criada entre o profissional de saúde e o doente tem reflexo não só no grau de satisfação e confiança do doente, como também em indicadores médicos como a glicemia e a tensão arterial e na adesão terapêutica aumentada. Verifica-se, também, que a relação contruída influencia os custos económicos na área da saúde, associando-se a uma boa relação médico-doente a uma diminuição da requisição de exames auxiliares e da referenciação para outras especialidades.
A relação terapêutica é construída como base num conjunto de características do doente e do profissional e exige a utilização de diversas técnicas, que podem e devem ser aprendidas.
Atendendo à evidência actual, torna-se imprescindível o conhecimento, o domínio da utilização destas técnicas para se atingir o ponto óptimo no tratamento dos doentes. Saber observar, saber comunicar, informar, identificar sentimentos e actuar adequadamente são competências básicas que podem ser ensinadas e aprendidas. O conhecimento tácito constitui, segundo alguns autores, o núcleo da competência profissional. Por oposição ao conhecimento explícito que é acessível e quantificável e susceptível à criação de linhas orientadoras, o conhecimento tácito é de difícil transmissão, construído pela experiência e pela observação.
Desta forma, este curso propõe-se a ensinar as competências e técnicas necessárias para a construção da relação terapêutica, quer no contexto da consulta ordinária quer em algumas situações específicas que se constituem com desafios à nossa capacidade para lidar com os nossos doentes.
Objectivos: Formação pós-graduada na área da Comunicação com o Doente.
Destinatários: Licenciados ou detentores de Mestrado Integrado em Medicina ou outra área da Saúde.
Numerus Clausus: 15
Número Mínimo de Inscrições:10
Guia Prático para Candidaturas On-line
Documentos a Entregar na Inscrição
Candidaturas Online:
Candidaturas:
1ª fase: 24/05 a 9/06/2013
2ª fase: 12 a 21/07/2013
Critérios de selecção:
a) Serão admitidos em primeiro lugar os candidatos licenciados nas seguintes áreas: Medicina, Enfermagem, Nutricionismo, Medicina Dentária, Terapia da Fala, Terapia Ocupacional, Fisioterapia e Psicologia Clínica.
b) Avaliação curricular.
Selecção: A data de publicação de candidatos será:
1ª fase: 21/06/2013
2ª fase: 31/07/2013
Prazos para apresentação de reclamação de resultados (se aplicável):
1ª fase: 25 e 26/06/2013
2ª fase: 1/08/2013
Prazos para colocação de suplentes (se aplicável):
1ª fase: 8 a 10/07/2013
2ª fase: 13 a 16/08/2013
Matrículas:
1ª fase: 1 a 05/07/2013, na Divisão Académica da FMUP
2ª fase: 6 a 12/08/2013, na Divisão Académica da FMUP
Valor de propina: 900¤
Início do Curso: 9 de Setembro de 2013
Horário: Sexta-feira (das 18h às 21h) e Sábado (09h às 13h)
Informações:
Departamento de Apoio à Investigação e à Pós-Graduação da FMUP
Educação Contínua
Tel.: 22 551 36 89
Fax.: 22 551 36 92
e-mail: educacaocontinua@med.up.pt
Código Oficial: | 1007 |
Docente Responsável: | Margarida Braga |
Sigla: | PGCCC |
Tipo de curso/ciclo de estudos: | Especialização |
Início: | 2007/2008 |
Duração: | 1 Anos |