Código Oficial: | 5217 |
Sigla: | DPGM |
A UC fornece conhecimentos teórico-práticos sobre bases moleculares do funcionamento do neurónio e glia e metodologias atuais disponíveis para o estudo dos processos moleculares. O estudante fará uma aprendizagem “hands on” em laboratório das diversas abordagens experimentais, seus fundamentos, aplicação, requisitos práticos, vantagens e limitações. Pretende-se que o estudante seja capaz de planear corretamente a abordagem experimental com vista a responder adequadamente ao objetivo do estudo. Estas competências ajudarão o estudante no desenho e no desenrolar da sua tese, e permitir-lhe-ão compreender melhor o trabalho de outros investigadores e proceder à avaliação crítica de dados científicos.
Rever conhecimentos fundamentais sobre a regulação do ciclo celular (CC) e a morte celular por apoptose (MCA), enquanto fenómeno contribuinte da homeostasia.
Integrar conhecimentos acerca da desregulação do CC e da MCA, na patogénese e no diagnóstico de entidades clínicas. Exemplos ilustrativos.
Habilitar ao conhecimento de procedimentos técnicos empregues no estudo destas entidades.
Colocar problemas e organizar estratégias metodológicas para a sua resolução.
Perceber as fronteiras do conhecimento nestas áreas e as potenciais perspectivas futuras de progresso. Em especial, áreas de potencial intervenção terapêutica.
Os objectivos gerais do módulo de Oncobiologia inserem-se no objectivo principal do Doutoramento em Medicina e Oncologia Molecular da FMUP que é o da aprendizagem de uma nova linguagem biomédica centrada nos genes e nos seus produtos. Com base nesta “nova” ciência biomédica pretende-se progredir na prevenção das doenças, no diagnóstico precoce dos processos lesionais, na avaliação prognóstica e na selecção terapêutica.
Os objectivos específicos deste Módulo passam pelo aprofundamento das vertentes da Oncobiologia e Oncologia do MIMED (Mestrado Integrado em Medicina), numa perspectiva de patologia molecular, que podem ser sumariados da seguinte forma:
- Compreender e explicar os diversos mecanismos moleculares e celulares subjacentes ao desenvolvimento (iniciação e progressão) do cancro;
- Compreender e identificar os factores ambientais que causam o cancro e as suas interacções genético-ambientais, com ênfase na epigenómica e na metagenómica
- Compreender e identificar o papel dos biomarcadores moleculares como instrumentos para a avaliação do prognóstico e para a terapêutica dirigida no cancro.